Cupra Tavascan reforçado com uma versão Endurance que chega aos 568 quilómetros de autonomia
![©Cupra | Tavascan Endurance 2](https://motormais.pt/wp-content/uploads/2025/02/Cupra-Tavascan-Endurance-1-750x460.jpeg)
As verões VZ e Adrenaline do Tavascan passam a ter uma companhia mais acessível no portfólio da Cupra: a marca espanhola anunciou uma nova opção de tracção traseira deste que foi o seu primeiro SUV coupé 100% eléctrico, a Endurance, que passa a ser a de entrada de gama.
Com 210 kW (286 cavalos) de potência e um binário de 545 Nm, o Cupra Tavascan Endurance tem uma bateria de iões de lítio de 77 kWh de capacidade útil e pode chegar aos 568 quilómetros de autonomia combinada. Este modelo é, segundo a marca, um «impulso à criação de veículos emocionantes que quebram as regras convencionais».
O preço da Endurance começa nos 50 366 euros, cerca de menos seis mil euros que a Adrenaline e menos dezasseis mil que a VZ. Mas, apesar de ser a versão mais acessível, e como o nome deixa transparecer, é a que tem mais autonomia combinada: as outras têm 546 e 515 quilómetros, respectivamente.
![©Cupra | Tavascan Endurance 2](https://motormais.pt/wp-content/uploads/2025/02/Cupra-Tavascan-Endurance-2.jpeg)
O design deste SUV segue a linha apresentada no concept Tavascan, revelado no Salão Automóvel de Frankfurt em 2019. O Endurance tem «proporções desportivas» e uma «tecnologia de iluminação inovadora» que «reforça o caráter diferenciador da marca».
Em termos de condução, o Cupra Tavascan Endurance tira partido de um chassis refinado e um sistema de direcção progressiva, mas não vem com o Controlo Adaptativo do Chassis (DCC Sport) que fica, assim, reservado à versão VZ.
Lembre-se que o Tavascan foi o segundo modelo 100% eléctrico da Cupra, sucedendo ao Born. Depois, a marca espanhola tem apenas híbridos plug-in: Terramar, Leon, Leon Sportstourer e Formentor.