Volvo levanta (ainda mais) o véu sobre o ES90: basicamente, vai ser um computador sobre rodas?
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No evento de apresentação dos SUV EX90 e XC90, a Volvo tinha feito um teaser sobre um novo automóvel que iria apresentar a 5 de Março. O ES90 é o regresso da marca aos sedans, segmento do qual estava “orfã” há alguns anos, depois de ter parado a produção dos S.
Agora, a quase duas semanas da revelação deste automóvel, a Volvo partilhou mais dados sobre o ES90 – e, pelas informações oficializadas, este poderá ser mesmo um dos Volvo mais tecnológicos de sempre, uma espécie de computador que, por acaso, dá para conduzir.
A marca diz que o ES90 se destaca pela «capacidade de evoluir através de tecnologia de computação central, conectividade constante e análise de dados», sendo este o «primeiro modelo» da Volvo a integrar a plataforma tecnológica da Nvidia (uma empresa mais conhecida pela placas gráficas para computadores), a Drive AGX Orin, um sistema criado para veículos cuja condução é autónoma.
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Este módulo será capaz de realizar cerca de «508 biliões de operações por segundo» (TOPS) para, assim, gerir «funcionalidades como segurança activa baseada em inteligência artificial, sensores de monitorização e optimização da eficiência da bateria». A tecnologia da Nvidia permite um «desempenho computacional até oito vezes superior» à plataforma antecessora, a Drive AGX Xavier.
Desta forma, o ES90 vai conseguir «recolher e analisar mais dados», o que irá resultar numa experiência do condução e segurança «mais aprimorada». Em paralelo com a plataforma da Nvidia, estará o pack de tecnologia Superset, um «conjunto único de módulos de hardware e software que sustenta todos os futuros automóveis eléctricos da Volvo».
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Segundo a Volvo, esta abordagem «permite melhorar a segurança e o desempenho do automóvel ao longo do tempo, através de actualizações remotas que incluem melhorias na conectividade e maior eficiência da bateria».
Mas não é tudo: o ES90 trará ainda a já conhecida tecnologia Safe Space (que também está no EX90, por exemplo), um conjunto de «sensores avançados composto por um LIDAR, cinco radares, oito câmaras e doze sensores ultrassónicos»; no habitáculo, há ainda um sistema de monitorização do condutor que «reforça a segurança» ao detectar «possíveis distracções ou fadiga ao volante».
A apresentação do ES90 será, como já referimos, a 5 d eMarço, e pode ser acompanhada em directo no canal de YouTube da Volvo.