Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Os Renault Trafic, Estafette e Goelette vão ser os primeiros comerciais ligeiros «definidos por software»

©Renault | Estafette Goelette Trafic©Renault

Os três novos veículos comerciais ligeiros que a marca revelou em Fevereiro – Trafic, o Estafette e o Goelette – vão ser os primeiros do género a vir com uma «arquitectura flexível e escalável» que se baseia no conceito ‘software defined vehicle’ ou seja, veículos definidos por software.

A grande diferença em relação aos actuais reside no facto de esta plataforma, desenvolvida pela Ampere, dar aos automóveis um ADN muito próximo de um computador: em vez de adicionar componentes electrónicos a um chassis convencional, a Renault criou uma «plataforma digital integrada, com um sistema operativo inteligente – o CAR OS – e uma arquitectura de software centralizada».

Desta forma, a tecnologia presente nos Trafic, o Estafette e o Goelette consegue «processar os dados recolhidos pelos sensores do veículo e gerir áreas como a assistência ao condutor (ADAS), o controlo do grupo motopropulsor, do chassis e da conectividade multimédia», diz a marca.

Como já também já começa a ser muito usado no mercado automóvel, as actualizações são OTA (over the air), pelo que não é preciso levar os VLC à marca para fazer upgrades ao sistema de infoentrenimento. A Renault sublinha o facto de os utilizadores profissionais poderem «actualizar o seu veículo em tempo real ajustando-o às necessidades específicas da sua actividade».

Entre os exemplos disto estão aplicações dedicadas a ambulâncias, viaturas de bombeiros ou veículos refrigerados; entre as outras capacidades está o acompanhamento «mais preciso» do estado do veículo, com a possibilidade de «monitorizar o desgaste de componentes em tempo real e planear intervenções de forma proactiva».

Para já não há preços, datas concretas de lançamento nem características detalhadas sobre as motorizações e outras tecnologias das novas Estafette, Goelette e Trafic E-Tech. No entanto, a Renault já criou uma área específica no seu site para estes novos modelos comerciais.

Deixe um comentário