Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Portugal já tem um carregador elétrico de pesados com 400 kW: demora uma hora a chegar dos 20 aos 100%

©Galp / TJA©Galp / TJA

A Galp e a transportadora TJA anunciaram a entrada em funcionamento da «primeira rota de transporte pesado totalmente eléctrica», com base em dois camiões MAN eTGX e numa dupla de «carregadores ultrarrápidos» desenvolvidos pela Siemens.

Estes carregadores, com 400 kW de potência, ficam em Estarreja e servem os camiões da TJA que fazem o transporte de peças para o grupo Simoldes entre a fábrica de Oliveira de Azeméis e as instalações da Stellantis, em Mangualde.

O percurso entre estas duas localizações tem cerca de 115 km, sendo que os carregadores estão mais perto de Oliveira de Azeméis, a 20 km. Os MAN eTGX tem uma autonomia de 500 km, pelo que podem fazer este percurso cerca de quatro vezes.

Ambos os carregadores conseguem encher as baterias dos camiões eléctricos (de 20 a 100%) em cerca de «sessenta minutos». A gestão digital de todo o processo é assegurada pela Galp, que «monitoriza em tempo real o desempenho energético».

Segundo João Miguel Amaral, administrador da TJA, este projecto representa «mais que uma renovação de frota»: é um «compromisso firme com o futuro e com a sustentabilidade do sector logístico».

Deixe um comentário