Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Venda de camiões cresceu 11,1% em Portugal, com Mercedes-Benz no topo da lista

CamiaoTanase Sorin Photographer/Shutterstock.com

Num ano em que a economia se encontra em esforço de recuperação, existem notícias positivas no setor dos transportes e da logística.

Dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) revelam que a venda de camiões continua a crescer, com o mercado a apresentar uma promissora subida de 11,1% em relação ao último ano.

No primeiro mês do ano, o número de camiões matriculados em Portugal subiu de 343, em janeiro de 2021, para 381, em janeiro de 2022, registando-se um aumento de 38 veículos.

A ascensão da Mercedes-Benz

Dos 381 camiões registados este ano, 76 pertencem à Mercedes-Benz, que regista assim um aumento de 33,3% nas suas vendas e ocupa o primeiro lugar do pódio das marcas mais vendidas em Portugal.

Em segundo lugar, está a marca sueca Volvo, com um crescimento de 4,9% representado pelas 64 matrículas registadas, seguida pela italiana Iveco, cujas 55 matrículas traduzem um crescimento de 205,6% das vendas em relação ao último ano.

Também a Ford e a Renault começaram o ano com resultados positivos: 34 vendas para a marca americana, que teve um crescimento de 41,7%, e 31 para a francesa, que registou um aumento de 47,6% em relação a janeiro de 2021.

Já a alemã MAN, com apenas 26 vendas de camiões, teve um decréscimo de 33,3% no número de veículos vendidos nesta categoria.

Até finais de 2021, quem liderava as vendas era a marca holandesa DAF, que se destacou como líder em 2020.

Em janeiro de 2022, no entanto, apresenta o pior resultado relativo, tendo registado apenas 24 matrículas, que correspondem a uma quebra de 52% nas vendas.

Em último lugar, as japonesas Isuzu, com 18 matrículas, e Fuso, com 9, registaram os números mais baixos.

A ascensão da marca alemã não é uma surpresa para quem tem acompanhado os números de vendas do setor dos transportes e logística.

Já em novembro de 2021 a Mercedes-Benz apresentava resultados promissores: foi a marca mais vendida, com 54 matrículas, ultrapassando as 52 da sueca Scania e as 48 da Renault e da Volvo.

Vantagens de comprar camiões Mercedes-Benz

Porquê optar camiões Mercedes-Benz altamente confiáveis e versáteis? Estes veículos destacam-se pelo baixo consumo de combustível, pela elevada capacidade de carga e pelo custo operacional competitivo.

Num mercado em que os compradores procuram, mais do que veículos acessíveis e confortáveis, opções eficientes e na vanguarda da tecnologia, a marca Alemã tem-se destacado em vários setores.

É o caso do mercado dos autocarros, em que a Mercedes-Benz se afirmou também como a marca mais vendida, com 12 veículos em janeiro de 2022, ultrapassando a MAN, com 10 matrículas, e a Volvo, com 9.

Ao contrário do mercado dos camiões, este é um setor que começou 2022 com uma evolução negativa, na ordem dos 11,9%, traduzida num total de apenas 37 matrículas registadas em janeiro.

Que significa isto para o futuro do mercado?

No rescaldo da pandemia, estes números pintam um futuro promissor, abrindo margem para uma recuperação gradual, com previsões de crescimento dos mercados, das empresas, do emprego e do PIB.

O setor dos transportes e da logística, equivalente a mais de 10% do VAB mundial, 5,7% do VAB da economia nacional e 1,1% do Produto Interno Bruto (PIB) português, desempenha um papel importante enquanto base para infraestruturas e serviços essenciais ao crescimento económico do país.

Segundo a APLOG, este setor corresponde a cerca de 14,7 mil milhões de euros de volume de faturação e envolve 2,8% do emprego total nacional.