Após a apresentação internacional do novo Yaris, em Düsseldorf (Alemanha), tivemos finalmente oportunidade de experimentar o Yaris em estradas nacionais, durante a apresentação nacional que nos levou até ao bonito Mosteiro da Batalha, e posteriormente à fábrica da Renova, que partilha com a Toyota a vontade de criar produtos diferenciadores para conquistarem o mercado.
Embora se trate apenas de uma actualização de um modelo da mesma geração, este foi um dos maiores investimentos alguma vez realizados pela Toyota para a actualização de um modelo, uma vez que foram investidos mais de 85 milhões de euros, mais de 576 mil horas de desenvolvimento e mais de mil novos componentes criados para o novo Yaris.
Visivelmente as diferenças são claras, passando agora a existir uma única imagem para o Yaris, ao contrário da versão anterior onde o modelo híbrido utilizava linhas distintas do Yaris de motorizações tradicionais. Recorrendo ao estilo de imagem apresentado no pequeno Aygo, também o Yaris passa agora a contar com o conceito “Keen Look and Under Priority”, que na prática se traduz numa frente nova onde a grelha em forma de “X”, novos pára-choques e novos conjuntos ópticos. Na traseira também temos novo pára-choques e novas ópticas, que passam a usar a tecnologia LED de forma difundida no seu interior.
Internamente o novo Yaris passa a contar com o aumento da qualidade dos materiais usados, novo alinhamento de equipamentos disponibilizados, ligeiras mudanças de design com vista a melhorar a ergonomia, bem como da possibilidade de personalização de diversos elementos no tablier, bem como nos painéis das portas.
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Para tornar o habitáculo mais confortável, a Toyota reforçou o chassis, tornando-o não só 20% mais rígido como devido a ligeiras alterações, como novo material de colagem do parabrisas, bem como de materiais isolantes mais espessos, melhor aerodinâmica e novos apoios de motor e de escape, tornando o interior do Yaris significativamente mais silencioso.
No que toca a motorizações, destaque para o novo tricilíndrico de 1.0 litros de cilindrada e 69cv, que graças à total remodelação, viu a sua eficiência térmica melhorar em 37%, graças à adopção do ciclo Atkinsson a baixos e médios regimes, permitindo assim oferecer um desempenho melhorado face à anterior motorização, ao mesmo tempo que garantem um consumo combinado de 4,1 litros por cada 100 km, e emissões de CO2 de 95 g/km.
Juntamente com esta motorização, a gama Yaris continua a contar com os préstimos de um 1.33 VVT-I a gasolina de 99cv, 1.4 D-4D diesel de 90cv, e o já conhecido bloco 1.5 VVT-i híbrido com 100cv. Esta última é capaz de oferecer agora um consumo combinado de 3,3 litros por cada 100 km, e apenas 75 g/km de CO2.
Disponível em três versões distintas, Sport, Comfort e Active, a Toyota conseguiu realizar algo único até hoje, a possibilidade de oferecer, pelo mesmo valor, um Yaris Híbrido pelo mesmo valor que um Yaris 1.4 D-4D de 5 portas (ambos de nível Comfort), por €18.690. Porém, a gama Yaris está disponível a partir de €13.250 para a versão 1.0 VVT-i Active, €14.690 para a versão 1.33 VVT-i Active, €16.905 para a versão 1.4 D-4D Active e €18.240 para a versão híbrida de entrada.
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