Muitos de nós ficaram satisfeitos em ver a Nissan a recuperar a marca Datsun, por a mesma representar histórias e memórias de modelos que marcaram a vida de todos nós. Porém, a recuperação da Datsun teve outro objectivo, o de a tornar na marca “Low Cost” para mercados emergentes, como a Índia.
Como tal, não é de admirar que este pequeno utilitário, equipado com um pequeno motor 1.2 a gasolina e um preço base de 400 mil rupias (equivalente a 5200€), venha desprovido de equipamentos de segurança que, para o mercado Europeu, são considerados como fundamentais para a sua comercialização, como airbags e sistema ABS.
A gota de água decorreu durante o recente teste realizado pela Global NCAP, que realizou o tradicional teste de embate a 40 milhas por hora (64 km/h) e descobriu que em caso de acidente, o pequeno Datsun Go comporta-se como uma verdadeira armadilha mortal. Como tal, a Global NCAP não teve outro remédio que não atribuir qualquer tipo de estrela referente à segurança de ocupantes de estatura adulta e duas estrelas para ocupantes infantis. A entidade pediu mesmo à Nissan para redesenhar o Datsun Go, de forma a aumentar a rigidez do chassis, para que o mesmo possa, pelo menos, torna-lo um pouco mais resistente a embates.
Recorde-se que esta não é a primeira vez que a Global NCAP atribui uma pontuação de zero estrelas a um automóvel comercializado na Índia, tendo como exemplo o Maruti Suzuki Alto, Ford Figo, Hyundai i10 e Tata Nano. Nem mesmo o Volkswagen Polo escapou à humilhação de receber zero estrelas, mas a marca decidiu incluir duplo airbag no modelo, o suficiente para a Global NCAP ter alterado a pontuação para quatro estrelas.
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