Tal como previsto, a Mercedes-Benz acaba de revelar mais um formato pertencente à família Classe A, designada por CLA Shooting Brake. Utilizando como base o popular coupé CLA, a Shooting Brake tenta manter as linhas praticamente intocáveis até ao pilar B, altura em que a curvatura do tejadilho começa a descer, embora de forma menos pronunciada que o coupé (aumentou 40mm em altura para os ocupantes dos bancos traseiros), permitindo assim a criação de um espaço adicional de arrumação, que tenta transformar esta Shooting Brake num misto de carrinha e coupé, tal como aconteceu com a inovadora CLS Shooting Brake, na altura em que foi lançada.
Com 4,63m de comprimento, a CLA SB é apenas 72mm mais curta que a Classe C Station, mas segundo os responsáveis da marca, estes não estão preocupados que esta nova variante prejudique as venda da Classe C, embora apontem como rivais para a CLA SB modelos como a Audi A4 Avant, BMW Série 3 Touring e Volvo V60, que são na realidade rivais da… Classe C. Embora a altura na zona da bagageira seja reduzida, como acontece com a CLS SB em comparação com uma Classe E Station, a CLA SB dispõe de 495 litros, podendo ser ampliada para 595 litros com os bancos traseiros colocados numa posição mais vertical, ou 1354 litros com os bancos totalmente rebatidos.
[fancygallery id=”1″ album=”200″]
Embora os valores não tenham sido revelados oficialmente, espera-se que a diferença de preço entre o CLA de quatro portas ronde os €1500, um valor que tornará esta CLA SB num modelo bastante apetecível. Disponível com tracção dianteira ou às quatro rodas, utilizando o sistema 4Motion, durante o lançamento estarão apenas disponíveis as versões CLA 200 CDI de 136cv e CLA 220 CDI de 177cv para a gama de motorizações a diesel, e CLA 180 de 122cv, CLA 200 de 156cv e CLA 250 de 211cv para quem preferir motores a gasolina.
Para quem quiser algo ainda mais interessante, a Mercedes-Benz não deixou de lado uma versão AMG, portanto poderá contar com a presença de uma CLA 45 AMG Shooting Brake, com o já conhecido bloco de dois litros turbo com 360cv, sistema de tracção integral 4Motion e caixa automática AMG DCT-7, que garantem um poder de aceleração de apenas 4,7s até atingir os 100km/h e uma velocidade máxima limitada de 250km/h. Ambas as versões estão previstas para serem apresentadas a público durante o Salão de Genebra, em Março de 2015, altura em que serão lançadas no mercado.
[fancygallery id=”1″ album=”199″]