Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Jaguar desenvolve tecnologia que avisa condutores da presença de veículos de duas rodas

Jaguar

A Jaguar Land Rover está a desenvolver uma tecnologia que permitirá detectar e avisar os condutores da presença de veículos de duas rodas. Designada por Bike Sense, esta tecnologia é constituída por vários sensores que permite detectar e identificar se o veículo de duas rodas que se aproxima é uma moto ou bicicleta, alertando o condutor para o potencial risco antes de o mesmo o conseguir ver.

Em vez dos habituais ícones e som de aviso genérico, habitualmente utilizado pelos sensores de ângulo morto, o Bike Sense utiliza luzes e sons que permitem ao condutor associar não só o veículo como a localização onde o mesmo irá aparecer, reduzindo assim o tempo de reacção do condutor. O sistema quando identifica que o veículo de duas rodas é uma bicicleta, emite um som semelhante a uma campainha, emitindo um som semelhante a uma buzina quando se trata de um motociclo.

[jwplayer mediaid=”4227″]
Se tiver dificuldades em visualizar o vídeo, veja-o pelo YouTube.

Existem outras formas de aviso invulgares, mas bastante eficazes, como o toque/vibração no ombro esquerdo ou direito caso o sistema detecte que existe um veículo de duas rodas a ultrapassar. À medida que este se aproxima, serão activadas um conjunto de luzes LED nas calhas das janelas, tablier e pára-brisas, que variam entre laranja e vermelho, consoante a proximidade do ciclista! Existe ainda um sistema que evita a abertura da porta caso um ciclista se aproxime, combinando um sistema de aviso com luz, som e vibração na pega da porta.
[fancygallery id=”3″ album=”230″]