A terceira geração da versão mais radical do Ford Focus acaba de ser apresentada, estando prevista a sua primeira apresentação ao público para o início de Março, durante o Salão de Genebra. O novo Focus RS, que será produzido em Saarlouis, na Alemanha, será o primeiro Ford Focus a utilizar um sistema de tracção integral, que em conjunto com um sistema de controlo vectorial de binário, permitirá melhorar o comportamento em curva, sendo possível distribuir até 70% do binário para uma das rodas traseiras.
Equipado com o bloco estreado no novo Mustang, o 2.3 Ecoboost de quatro cilindros, este irá debitar mais de 320cv no Focus RS, sendo espectável que esse valor se situe próximo dos 340cv. O sistema de escape utilizado é inspirado nas soluções usadas em competição, razão pelo qual tem uma dimensão superior ao habitual em modelos de estrada, e surge equipado com uma válvula controlada electrónicamente, não só para optimizar a saída dos gases como para garantir uma sonoridade que será apaixonante.
Também a suspensão foi totalmente revista, estando disponíveis amortecedores reguláveis em duas posições, tendo também a direcção assistida electronicamente sido totalmente reconfigurada. Esteticamente o novo Focus RS não tem problemas em dar nas vistas, graças ao enorme spoiler traseiro, difusor dianteiro e muitos elementos aerodinâmicos espalhados um pouco por toda a carroçaria. As enormes jantes de liga leve de 19 polegadas e pneus Michelin Pilot Super Sport completam a lista de soluções diferenciadoras deste Focus RS, e que farão, certamente, as delícias de todos os que tiverem a oportunidade de o experimentar (e adquirir).
[fancygallery id=”3″ album=”246″]