Decorreu hoje na região de Cascais a apresentação nacional dos novos Audi A1 e Q3, tendo sido dada a oportunidade de experimentarmos ambos os modelos com as motorizações que deverão ter maior procura no mercado nacional, e que estão, desde já, disponíveis para encomenda em todos os concessionários oficiais da Audi em Portugal.
Começando pelo A1, este modelo que já conta com mais de 500 mil unidades vendidas em todo o Mundo e 5390 unidades em Portugal, recebe agora ligeiras alterações visuais que tentam assim torna-lo ainda mais atraente, graças ao aspecto mais desportivo. Com mais 2cm de comprimento, graças à introdução dos novos pára-choques de desenho desportivo, o novo A1 conta ainda com a nova grelha SingleFrame (mais larga e plana), novos conjuntos ópticos dianteiros como traseiros, retrovisores redesenhados, novos faróis de nevoeiro integrados e difusor traseiro.
No interior as novidades são ao nível das novas cores e dos novos materiais disponíveis para personalização, e da introdução de mais equipamento, como o sistema Audi Drive Select (opcional, excepto nos modelos Sport com motores de 4 cilindros), sistema MMI que poderá receber a Navegação Plus, Audi Connect para acesso à Internet e serviços Online, bem como a introdução do Bose Surround Sound System (opcional, composto por 14 altifalantes e 465W de potência).
No que toca a motorizações, a oferta inicial será composta por cinco motorizações, duas TDI e três TFSI. Todas elas foram criadas de raiz ou profundamente revistos para poderem cumprir as normas Euro6, estando cerca de 10% mais eficientes e até 10cv mais potentes que os motores do anterior A1. Começando pelos modelos a gasolina, o A1 e A1 Sportback contam com o revisto 1.4 TFSI, que passa agora a debitar 125cv de potência, que estará acompanhado do 1.4 TFSI de 150cv com sistema COD (Cylinder on Demand), e do 2.0 TFSI de 231cv com tracção Quattro às quatro rodas, que equipará o poderoso S1.
No que toca às motorizações a diesel, estas utilizam o novo bloco de três cilindros diesel 1.4 TDI de 90cv e o revisto 1.6 TDI de quatro cilindros, que passa agora a contar com 116cv. Todas estas motorizações estão disponíveis com caixas manuais de seis velocidades (cinco velocidades para os TDI), podendo ser utilizada em opção a nova S-Tronic de dupla embraiagem com sete velocidades. Mais tarde será lançado o novo bloco a gasolina de três cilindros 1.0 TFSI, de 95cv, bem como as versões Ultra (mais eficientes) deste mesmo bloco, bem como do 1.4 TDI de 90cv.
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Versão | Potência | Emissões | Preço (3P / Sportback) |
1.0 TFSI Ultra | 95 cv | 99 g/km | €19.110 / €19.910) |
1.4 TDI Ultra | 90 cv | 89 g/km | €21.570 / €22.370) |
1.4 TFSI | 125 cv | 115 g/km | €22.160 / €22.960) |
1.6 TDI | 116 cv | 92 g/km | €23.170 / €23.970) |
1.4 TFSI Sport | 150 cv | 109 g/km | €25.010 / €25.810) |
S1 2.0 TFSI quattro | 231 cv | 162 g/km | €39.750 / €40.550) |
Relativamente ao novo Audi Q3, modelo esse que desde 2011 já vendeu 400 mil unidades em todo o Mundo e 1420 em Portugal, acaba de receber um design reformulado, novas motorizações mais eficientes e maior conforto de utilização, bem como novos níveis de equipamento.
Começando pelo design, o novo Q3 recebe novas linhas horizontais, que reforçam o carácter dinâmico do Q1, sendo este complementado pelo pacote exterior S Line e Audi Exclusive. A frente recebeu uma nova grelha Singleframe de formato tridimensional, novos conjuntos ópticos de Xénon (de série, LED em opção) que recorrem a uma nova assinatura nos LED de iluminação diurna. Também os farolins receberam um novo desenho, graças ao recurso das luzes LED que permitem a utilização de luzes intermitentes de efeito dinâmico.
No interior as novidades recaem nas novas combinações dos materiais escolhidos, nos novos elementos com acabamentos em alumínio, pacote de iluminação interior em LED, na nova cobertura da bagageira com mecanismo de enrolamento e nos diversos opcionais que permitem simplificar a vida, como o sistema de abertura eléctrica do porta-bagagens, o Audi Side Assist que detecta veículos em ângulo morto e o Audi Active Lane Assist, que utiliza câmaras para reconhecer as faixas de rodagem e avisar o condutor sempre que este se aproximar demasiado de outra faixa.
O chassis do novo Q3 recebeu uma suspensão revista, que está agora configurada para garantir um maior conforto, embora seja possível optar pelas suspensões desportivas, bem como da suspensão com controlo de amortecimento. No que toca a motorizações, o Q3 contará com cinco novas (ou revistas) motorizações, duas TFSI e três TDI. Começando pelos modelos a gasolina, o Q3 recebe o novo 1.4 TFSI de 150cv, que recorre ao sistema COD para desactivação de dois dos quatro cilindros, sempre que não houver necessidade. O seguinte motor a gasolina é o conhecido 2.5 TFSI que equipa a versão desportiva RSQ3 e que passa agora a contar com mais 30cv de potência, para um total de 340cv.
No que toca a motorizações a diesel, estas são derivadas do bloco 2.0 TDI de quatro cilindros, que estará disponível com 150cv, 184cv e, a partir de Maio, com 120cv. Todas as motorizações estarão disponíveis com uma caixa manual de seis velocidades ou, em opção, com a S-Tronic de dupla embraiagem com seis ou sete velocidades. Para quem desejar, a versão 2.0 TDI de 150cv poderá receber o sistema de tracção integral Quattro, sendo esta obrigatória para as versões 2.0 TDI de 184cv e para o RSQ3.
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Versão | Potência | Emissões | Preço |
1.4 TFSI | 150 cv | 127 g/km | €38.180 |
2.0 TDI | 150 cv | 119 g/km | €39.970 |
2.0 TDI quattro | 150 cv | 131 g/km | €44.730 |
2.0 TDI quattro Sport | 184 cv | 139 g/km | €48.660 |
RSQ3 2.5 TFSI quattro | 340 cv | 198 g/km | €73.030 |