Começa a tornar-se complicado seguir em detalhe todos os formatos que a BMW tem lançado nos últimos tempos, sendo o novo X4 um dos modelos que tentam misturar um conjunto de conceitos num formato que, não fosse o elevado preço, poderia correr sérios riscos de se tornar um verdadeiro êxito.
Começando pela vertente SUV, sabemos que à partida os modelos da gama X terão sempre capacidades que não encontramos nos modelos “tradicionais” da BMW, estando este X4 equipado com uma suspensão que lhe permitirá percorrer estradas de terra onde outros modelos teriam maiores dificuldades, bem como com o eficaz sistema xDrive de tracção às quatro rodas.
Associado ao renovado bloco de quatro cilindros diesel 20d, este X4 passa a dispor de 190cv, potência essa mais do que suficiente para garantir não só que um excelente comportamento dinâmico (mesmo para um veículo com estas dimensões e peso), como poderá realizar viagens calmas e tranquilas, com consumos próximos do anunciado.
Internamente encontramos um habitáculo que é claramente baseado no X3, embora se note a posição de condução mais baixa, o que permite reforçar a ideia de se tratar de um veículo com melhor comportamento dinâmico, capaz de oferecer maior prazer de condução.
Face ao X6, modelo no qual é baseado, a BMW foi bastante inteligente ao manter a tradicional curvatura do tejadilho mais recuada, o que permitiu ganhar assim espaço em altura para os ocupantes dos lugares traseiros, embora isso possa originar uma imagem estranha no exterior, visto a partir de certos ângulos. Porém, visto de frente, é difícil ignorar a posse deste modelo, que é, no mínimo, cativante.
[fancygallery id=”2″ album=”271″]
[toggles behavior=”toggle”] [toggle title=”Ficha Técnica”]
Motor | Prestações | ||
Tipo | Quatro cilindros em linha Turbo | Velocidade Máxima | 212 km/h |
Capacidade | 1995 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 8,0 s |
Potência | 190 cv (4000 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 400 Nm (1750 rpm) | Urbano (anunciado) | 5,4 |
Transmissão | Extra-urbano (anunciado) | 4,8 | |
Tracção | Integral | Combinado (anunciada) | 5,0 |
Caixa | Automática de dupla embraiagem de oito velocidades | Emissões CO2 | 131 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.) | 4671 / 1881 / 1624 mm | Valor base | €58 360 |
Peso | 1805 kg | Valor viatura testada | €68 951 |
Bagageira | 468 litros | I.U.C. | €249.47 |
[/toggle] [/toggles]