Walter Maria de Silva, de 64 anos, tem sido um dos mais influentes designers da indústria automóvel nos últimos anos, tendo assumido em Fevereiro de 2007 a responsabilidade no desenvolvimento de todos os veículos de passageiros dentro do grupo Volkswagen. Nascido a 27 de Fevereiro de 1951, em Lecco (Itália), Walter de Silva começou a sua carreira profissional em Turim, no Fiat Design Centre, em 1972, tendo de seguida iniciado actividade no Estúdio R. Bonetto, em Milão em 1975.
Entre os anos de 1979 e 1986, Walter de Silva foi o responsável máximo pela divisão de Industrial Design e Automóveis no Instituto Idea em Turim. Após uns curtos trabalhos realizados no estúdio Trussardi Design Milano, Walter de Silva mudou-se para a Alfa Romeo, em 1986, onde iria assumir o cargo de responsável de design da marca, tendo desenvolvido uma nova filosofia no design dos modelos da marca com o lançamento do Alfa Romeo 156 (1997).
Em 1998 assume o cargo de designer-chefe do Seat Design Center, tendo mais tarde assumido a mesma posição no grupo Audi, que incluí a Audi, Lamborghini e Seat, em 2002, onde foi o responsável pelo design da sexta geração do Audi A6. Em 2007 assume a posição de responsável máximo de Design do Grupo Volkswagen, tendo diversos modelos do grupo sido frutos da sua influência, como a sexta e sétima geração do VW Golf, o VW Polo, Up!, Audi R8 e Audi A5, sendo este último considerado por si como o automóvel mais belo alguma vez desenhado.
Walter de Silva recebei numerosos prémios de design ao longo da sua carreira, como o “Compasso d’Oro”, um dos prémios de design mais prestigiantes em Itália, em 2011. Além da saída do Grupo Volkswagen, Walter de Silva deixará o cargo de Presidente da Italdesign Guigiaro, mas manterá uma ligação com o grupo Alemão enquanto consultor. Segundo o jornal económico alemão Handelsblatt, a saída de De Silva deve-se ao corte de 100 milhões de euros por ano no orçamento do departamento de design da marca alemã.