Sabe o que acontece quando a Divisão M da BMW pega num X6 com 2.3 toneladas e coloca no seu interior um poderoso V8 proveniente de um M5? Simples, cria-se o Frankenstein perfeito, pronto para devorar asfalto (e litros de gasolina com muitas octanas). Ok, secalhar exagerei um pouco, uma vez que o motor utilizado neste “Monstro” é ligeiramente diferente do utilizado na berlina desportiva M5.
Na realidade as diferenças entre os motores são mínimas, mas o suficiente para os engenheiros de Munique poderem declarar que conseguiram extrair deste bloco mais potência e mais binário, passando assim os originais 560 cv e 680 Nm para uns mais expressivos 575 cv e 750 Nm.
Este resultado, em conjunto com a eficaz caixa automática de 8 velocidades desportiva (de origem ZF) e o sistema de tracção integral xDrive (com diferencial electrónico) garantem apenas 4,2 segundos para atingir os 100 km/h, e uma velocidade máxima de 250 km/h que pode ser ampliada para os 280 km/h, caso opte (como foi o caso) pelo M Drivers Pack, um pequeno extra de 2550€.
Externamente este X6M revela as novas linhas do SAC (Sports Activity Coupé) da BMW reforçadas com a obrigatória personalização da divisão M, como os espelhos iguais aos do desportivo M3, enormes jantes de 21 polegadas ou os para-choques desportivos com enormes entradas de ar, todas elas com funções específicas no que toca ao arrefecimento mais eficaz de diversos elementos mecânicos usados neste desportivo de 2.3 toneladas.
Atrás é fácil de identificar este X6 como sendo um modelo M, não só pela maior largura das vias, como pelo visual mais agressivo dos pára-choques desportivos com difusor integrado e quatro imponentes saídas de escape, que ganham vida sempre que pressionamos o botão de ignição e pressionamos o pedal do acelerador.
Mas essas saídas, que emanam uma sinfonia sincronizada quando em ponto morto, rapidamente se transformam numa autêntica tempestade quando damos uso aos botões de ajuste de parâmetros M (como existem em qualquer modelo M) para desactivar os modos económicos e confortáveis para os modos Sport e Sport Plus, que ajustam não só o comportamento da direcção, da suspensão, do motor (e da sua sonoridade), bem como do tempo de resposta da caixa de velocidades.
Colocando de parte a vertente desportiva, o novo X6M destaca-se pelo interior mais espaçoso, confortável e luxuoso, vindo esta unidade equipada com extras como os excepcionais bancos dianteiros M multifuncionais (1965€) que vinham forrados em pele Merino Castanho Aragon/Preto (4660€), o excepcional sistema de som Surround da Bang & Olufsen (um extra de 3580€ composto por um amplificador activo com 1200W e 16 altifalantes), sistema multimédia de entretenimento para os bancos traseiros (2640€) com controlo remoto e o peculiar BMW Night Vision com feixe de luz dinâmico (2175€), que permite não só reproduzir no gigantesco ecrã do sistema de infoentretenimento a imagem captada pela câmara de visão nocturna, como identifica e destaca a presença de pessoas à nossa frente.
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Motor | Prestações | ||
Tipo | Oito cilindros em V | Velocidade Máxima | 280 km/h (limitado) |
Capacidade | 4395 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 4,2 s |
Potência | 575 cv (6000 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 750 Nm (2200 rpm) | Cidade (anunciado) | 14,7 |
Transmissão | Estrada (anunciado) | 9,0 | |
Tracção | Integral | Média (anunciada) | 11,1 |
Caixa | Automática de oito velocidades | Emissões Co2 | 258 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Alt. / Larg.) | 4909 / 1689 / 1989 mm | Valor base | €168 200 |
Peso | 2265 Kg | Valor viatura testada | €201 503 |
Bagageira | 550-1525 litros | I.U.C. | €814.58 |
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