A oitava geração do Volkswagen Passat decorreu em pleno Centro de Design em Potsdam, tendo a cerimónia sido presidida pelo próprio Prof. Dr. Martin Winterkorn, Presidente do grupo Volkswagen, o que demonstrou claramente a importância do histórico modelo, que conta com mais de 22 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.
Com a oitava geração, o novo Passat passa assim a apresentar-se como um modelo capaz de rivalizar com modelos de segmentos superiores (como BMW Série 3), ao oferecer soluções anteriormente apenas disponíveis nos segmentos premium. Foi igualmente dada bastante importância na eficiência (melhorou em 20%), em parte graças à adopção da plataforma MQB (a mesma do Golf), que permitiu reduzir em 85 kg o peso do Passat.
Disponível nas habituais versões Berlina e Variant, o novo Passat ao recorrer à plataforma MQB viu o seu comprimento reduzir, embora seja mais largo e mais próximo do solo, ao mesmo tempo que vê a distância entre eixos aumentar, o que por sua vez aumentou significativamente o espaço interior para todos os ocupantes. Recorrendo à nova linguagem estética da marca, que mais uma vez teve como responsável Walter da Silva, o novo Passat passou a ter elementos marcantes como os novos conjuntos ópticos que podem ser integralmente em LED.
Grande parte das novidades estão reservadas para os interiores, como a introdução do opcional Active Info Display (painel de instrumentos totalmente digital), head-up display e diversas tecnologias de ajuda à condução que passam finalmente a estar disponíveis na gama Passat, como o sistema de travagem de emergência em cidade com monitorização de peões, Assistente de emergência, assistente de reboque e assistente de tráfego.
Disponível com 10 motorizações distintas, estas têm em comum o facto de já todas suportarem as exigentes normas de emissões Euro6. Todas as motorizações utilizam como base um bloco de quatro cilindros, estando as versões a gasolina equipadas com o 1.4 TSI de 125cv e de 150cv (este último com sistema de desactivação de cilindros), 1.8 TFSI de 180cv e com o 2.0 TFSI de 220 e 280cv. Na gama diesel a oferta baseia-se no 2.0 TDI que passa a estar disponível com 150cv, 190cv e 240cv para a versão Biturbo.
Existirá uma versão Plug-In Hybrid baseada no 1.4 TSI que, em conjunto com um motor eléctrico de 80kW, consegue gerar uma potência combinada de 211cv , podendo este circular durante 50km em modo totalmente eléctrico, podendo em modo híbrido atingir consumos equivalentes aos do Golf GTE, ou seja, 1,5 litros por cada 100km e apenas 35g de emissões de CO2. Mais tarde sairá uma nova versão do popular 1.6 TDI, que passará a dispor de uma potência de 120cv.
Espera-se que o novo Volkswagen Passat chegue ao mercado nacional em Novembro com preços que deverão começar nos €30.000.
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