Sendo considerado por especialistas como o primeiro super desportivo do Mundo, a equipa da Jaguar Classic decidiu produzir manualmente nove réplicas do Jaguar XKSS, segundo as especificações exactas do seu lançamento em 1957, que ocuparão o lugar dos que se perderam no famoso incêndio da fábrica de Browns Lane.
Tim Hannig, Director da Jaguar Land Rover Classic, declarou: “O XKSS marca uma página muito especial na história da Jaguar e é um veículo muito cobiçado por coleccionadores de todo o mundo devido à sua exclusividade e design inconfundível. A equipa experiente de engenheiros e técnicos da Jaguar Classic baseia-se em décadas de conhecimentos acumulados para assegurar que cada um destes nove veículos seja totalmente autêntica e produzida com a máxima qualidade. As réplicas do XKSS reafirmam o nosso compromisso de fomentar a paixão e o entusiasmo pelo passado ilustre da Jaguar através de veículos, serviços, peças e experiências extraordinários”.
Os veículos originais deviam ter sido exportados para os Estados Unidos, mas tinham sido produzidos apenas 16 quando ocorreu a tragédia. Agora, 59 anos depois, a Jaguar dispõem-se produzir os nove desportivos XKSS `perdidos´ para um grupo selecto de clientes e coleccionadores consolidados. Os conhecimentos adquiridos no projecto E-Type «Lightweight» serão utilizados na construção destas nove réplicas ultra exclusivas. Serão todos produzidos manualmente na nova Experimental Shop da Jaguar, em Warwick.
Os veículos serão produzidos com as mesmas especificações dos primeiros 16 veículos produzidos em 1957 e a Jaguar irá certificar-se de cada detalhe a 100%. O seu preço irá ultrapassar um milhão de libras (1,265 milhões de euros). A história do XKSS começa com as três vitórias consecutivas da Jaguar em Le Mans em 1955, 1956 e 1957 com o impressionante D-Type.
Após este conjunto de triunfos, a 14 de Janeiro de 1957 Sir Williams Lyons toma a decisão de transformar os 25 veículos D-Type restantes em versões de estrada com várias alterações externas, o que resultou na criação do primeiro super desportivo do mundo. Entre estas alterações incluíram-se um novo para-brisas mais alto, uma porta adicional no lado do passageiro, a retirada da divisão entre condutor e passageiro, bem como a supressão do famoso spoiler atrás do banco do condutor. As primeiras entregas das novas réplicas do Jaguar XKSS estão programadas para o início de 2017.