Segundo um estudo realizado pela Cetelem, em colaboração com a consultora BIPE, os portugueses revelaram ser um dos povos mais interessados em adquirir veículos através da Internet. Para a realização deste estudo foram inquiridas 4830 pessoas em oito países europeus (Alemanha, França, Itália, Portugal, Espanha, Bélgica, Reino Unido e Turquia), tendo metade dos portugueses inquiridos respondido que no prazo de 10 anos esperam adquirir um veículo automóvel através da internet, sendo apenas superados pelos italianos (com 54% a favor) e turcos (com 51%).
Para além da compra de veículos, a Internet começa a ser o local predilecto para a compra de peças para as suas viaturas, com 67% dos portugueses a afirmarem que utilizam este meio como preferencial para as suas compras. Estes dados resultam da facilidade na procura dos melhores preços entre as lojas existentes.
Para Diogo Lopes Pereira, director de marketing do Cetelem Portugal, «Num futuro próximo, a Internet poderá afirmar-se como um verdadeiro canal virtual de venda automóvel. A crescente utilização da Internet está também a par de uma procura cada vez maior do preço mais baixo para o veículo escolhido. A Internet permite ao consumidor conceber o seu projeto de compra, comparando diferentes formas dos modelos, de acordo com numerosos critérios. A atração dos preços reduzidos revela-se primordial neste processo».