O segmento D, correspondente ao mercado de topos de gama compactos, encontra-se dominado pela oferta alemã, com Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C a partilharem o trono a seu belo prazer. Fora deste trio é difícil encontrarmos uma alternativa digna desse nome, sendo o Lexus IS uma das poucas que merece realmente um bom destaque.
Considerada como a Audi do grupo Toyota, a Lexus lançou há três gerações atrás (conta já com 14 anos de existência) o designado Inteligent Sedan (IS), que nesta nova geração se despede das motorizações Diesel, apostando em força no “Hybrid Synergy Drive”, ou seja, numa motorização híbrida a “sério”. Poderá parecer uma afirmação algo forte, mas a realidade é que a Lexus dotou o novo IS 300h de um bloco de quatro cilindros em linha com 2,5 litros de cilindrada, que só por si é capaz de debitar 181 cv de potência e 221 Nm de binário, estando este associado a um motor eléctrico de 145 cv e 300 Nm.
Combinando ambas as motorizações temos ao nosso dispor um total de 223 cv, um valor que merece bastante respeito para um automóvel que se quer (também) poupado nos consumos e emissões. Sim, embora seja capaz de atingir os 100 km/h em apenas 8,3 segundos e de alcançar os 200 km/h, os números que mais nos impressionaram foram os baixos consumos, estando a marca a anunciar 4,4 litros de gasolina por cada 100 km (registámos 5,5 litros durante o nosso ensaio), o que equivale a 101 g/km de CO2 de emissões. Estes valores rivalizam com o que é possível de se atingir com um Toyota Auris Hybrid, que, como deve imaginar, tem cerca de metade da potência e oferece metade do conforto, luxo e desempenho deste Lexus.
Para garantir o funcionamento do poderoso motor eléctrico a Lexus equipou este IS 300h com baterias de Hidretos Metálicos de Níquel (Ni-MH) de 192 células que permitem percorrer cerca de 2 km em modo totalmente eléctrico, até aos 50 km/h. Estas, tal como o motor eléctrico, encontram-se colocadas na traseira, por debaixo da bagageira, permitindo assim atingir uma distribuição de peso de 50:50 entre eixos, um valor que contribui para o excelente comportamento deste Lexus, para quem quiser desfrutar de um andamento mais desportivo, muito embora o sistema de tracção traseira seja algo “malandreco” em pisos molhados.
Esteticamente o IS 300h não tem qualquer tipo de dificuldade em dar nas vistas, com o seu design moderno e muito agressivo, sendo a frente reforçada pelo invulgar formato da grelha e os faróis de luzes LED diurnas de desenho rasgado, debaixo das ópticas. Atrás, o desenho é reforçado pelo formato das ópticas que apostam em força nas luzes LED. Se por fora o Lexus é, no mínimo, invulgar, por dentro encontramos um ambiente que poderá não agradar a todos, mas a sua originalidade é, no nosso entender, brilhante. Neste ambiente, o único contra que conseguimos encontrar é o tradicional joystick para comandar o sistema de infoentretenimento, pois, no meio de tanta originalidade, preferíamos algo ao estilo dos touchpad já oferecidos pelos modelos alemães.
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Motor | Prestações | ||
Tipo | Quatro cilindros em linha + Motor eléctrico | Velocidade Máxima | 200 km/h |
Capacidade | 2494 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 8,3 s |
Potência (combinada) | 223 cv (6000 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário (combinada) | 300 Nm (4200 rpm) | Cidade (anunciado) | 4,5 |
Transmissão | Estrada (anunciado) | 4,5 | |
Tracção | Traseira | Média (anunciada) | 4,4 |
Caixa | Variável Contínua | Emissões Co2 | 103 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Alt. / Larg.) | 4,66 / 1,43 / 1,81 m | Valor base | €38 000 |
Peso | 1620 Kg | Valor viatura testada | €46 504 |
Bagageira | 450 litros | I.U.C. | €196.25 |
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