Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Toyota demonstra motor inovador

Toyota

Chama-se Free Piston Engine Linear Generator (FPEG) e é um motor que usa combustão interna, mas em que os pistões não estão ligados a uma cambota.

Em vez disso, os pistões estão completamente livres e quando explosão os força para baixo, os ímanes instalados no pistão passam por uma bobine que está no cilindro, gerando assim electricidade que serve para carregar uma bateria ou usada num motor eléctrico.

Este novo motor demonstrado pela Toyota pode funcionar da mesma forma que um motor a dois tempos mas inclui injecção directa de combustível e as válvulas são accionadas electricamente. Ou também pode funcionar como um diesel, usando a compressão em vez de uma faísca de uma vela para incendiar a mistura de combustível/ar.

A Toyota anuncia um nível de eficácia térmica de 42% para este motor, o que se situa muito acima da grande maioria dos motores actuais.

O motor apresentado consegue, teoricamente uma potência de 15 cavalos o que permite por exemplo a uma carro eléctrico mover-se a 120 Km/h mesmo com as baterias completamente descarregadas.

[jwplayer mediaid=”840″]