Secções

Notícias

Ensaios

DesportoProtótipos

Dunlop apresenta o carro de corridas do futuro

O concurso Dunlop Future Race Car Challenge chegou ao fim. Durante alguns meses os adeptos do automobilismo de todo o mundo contribuíram com as suas ideias sobre o que deverá ser o carro de corridas do futuro e agora a Dunlop, que patrocinou o projecto, apresenta o resultado final.

O designer de carros Sergio Rinland foi o eleito para passar para o papel todas as sugestões e o resultado é um monolugar movido a hidrogénio, com quatro motores eléctricos e uma carroçaria adaptável, permitindo que este monolugar mude de forma durante a corrida para melhorar a sua aerodinâmica. Os pneus inteligentes não só comunicam com o carro, piloto e equipa, como também se adaptam à suspensão e conferem uma aderência variável que se ajusta à posição da pista e às condições meteorológicas.

Advanced Materials

Além do já descrito acima, este monolugar do futuro conta com um sistema de recuperação de energia que será capaz de recuperar 100% da energia da travagem e será mais eficiente que os travões tradicionais, eliminando a necessidade de discos de travão.

Agora só falta descobrir como transformar isto num modelo familiar e teríamos o automóvel perfeito! Enquanto tal não chega, veja o vídeo em que Sergio Rinland explica o processo criativo.

[jwplayer mediaid=”1367″]