No passado, um veículo todo-o-terreno com excelentes capacidades para andar fora da estrada tinha de ser simples, robusto e suficientemente potente para poder fugir a qualquer encruzilhada na areia ou lama. Actualmente as coisas mudaram bastante e temos nos veículos todo-o-terreno alguns dos modelos mais bonitos da actualidade, como é o caso do novo Range Rover Sport que tivemos oportunidade de experimentar.
Trata-se de uma evolução do modelo mais vendido da anterior geração, que, como acontecera com o “irmão mais velho” Range Rover, recebeu um chassis totalmente redesenhado, que, ao dispensar a estrutura de aço de dupla longarina por uma totalmente em alumínio, permitiu que todo o conjunto ficasse 400 kg mais leve, criando assim vantagens óbvias a nível de comportamento dinâmico, consumos e emissões poluentes geradas (incluindo a tributação).
Utilizando linhas baseadas no pequeno Evoque, o Range Rover Sport consegue juntar uma imagem de enorme presença ao espírito desportivo que faltava ao modelo da geração passada, muito embora este tivesse tido um sucesso comercial impressionante. Nesta nova geração encontramos materiais de qualidade superior, como pele, alumínio e plásticos de tacto agradável, tudo montado de forma exemplar, como se estivéssemos frente a um veículo de uma marca alemã de luxo.
O conforto imperou sempre, seja pelos enormes bancos, seja pela suspensão pneumática ajustável, sendo esta última fundamental, a par com o sistema Auto Terrain Response, para garantir que a tracção seja optimizada de acordo com o tipo de terreno existente. Através do ecrã táctil central temos acesso a todas as funções a nível de entretenimento, climatização, câmaras externas (cinco câmaras presentes para facilitar a visibilidade em ângulos difíceis durante passeios fora de estrada), sistema de estacionamento automático e menu de aplicações adicionais, onde encontramos uma direccionada para ajustar os parâmetros da suspensão e a existência de sensores que alertam para a profundidade de água em passagens a vau (Wade Sensing Screen, com sensores incorporados nos espelhos).
Para garantir que o R.R.Sport tem sempre potência suficiente para sair de qualquer situação sem “estragar a maquilhagem” conta com a presença de um poderoso V6 turbodiesel de três litros com 258 cv de potência e 600 Nm de binário, estando este motor associado a uma eficiente caixa automática desportiva de oito velocidades, que, para além do excelente comportamento dentro e fora de estrada, garante consumos pouco habituais para um Range Rover destas dimensões.
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Motor | Prestações | ||
Tipo | Seis cilindros em V | Velocidade Máxima | 210 km/h |
Capacidade | 2993 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 7,6 s |
Potência | 258 cv (4000 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 600 Nm (2000 rpm) | Cidade (anunciado) | 8,3 |
Transmissão | Estrada (anunciado) | 6,7 | |
Tracção | Às quatro rodas | Média (anunciada) | 7,3 |
Caixa | Automática de dupla embraiagem de 8 velocidades | Emissões Co2 | 194 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Alt. / Larg.) | 4,85 / 1,78 / 2,07 m | Valor base | €100 736 |
Peso | 2115 Kg | Valor viatura testada | €110 426 |
Bagageira | 784 / 1761 litros | I.U.C. | €729.30 |
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