A Toyota anunciou hoje que vai lançar este Verão a tecnologia T-Connect, um novo serviço de comunicação cujo objectivo é ajudar o condutor na «pesquisa de diversos serviços ou locais através de comandos voz (aliado ao sistema de navegação) assim como aplicações incluídas num smartphone».
Inicialmente, a Toyota T-Connect vai estar apenas disponível no Japão e baseia-se num sistema de reconhecimento de voz que está ligado à Internet e que consegue responder ao condutor – a voz de interacção T-Connect chama-se Agent. De acordo com a marca esta é uma actualização do actual serviço Toyota GBOOK.
Nos automóveis Toyota, o Agent responde a dúvidas sobre locais e outras informações, assim como dar apoio na utilização do veículo. Além disso, o Agent fornece um serviço de informação de previsão, através do histórico de rotas do condutor e
antevê o destino que o condutor pretende.
Posteriormente, com base no destino previsto, o Agent fornece informação, por voz, sobre acidentes de trânsito, condições de tráfego e também meteorológicas. O mesmo serviço pode ainda recomendar postos de gasolina ou outros pontos de interesse ao longo do percurso, registando ainda as preferências do condutor.
A Toyota revelou ainda que desenvolveu a componente de inteligência artificial do GBOOK para a tornar mais refinada e capaz de entender uma conversa natural: «Eu quero ir para um restaurante italiano aqui perto» ou «Encontra-me algum lugar com estacionamento», são exemplos de pedidos aos quais o Agent pode responder. Contudo, se o Agent não for capaz de responder à
questão, «encaminha-a para um operador humano», ressalva a Toyota.
Os Lexus comercializados no Japão vão ser equipados com um sistema de navegação compatível com as novas caraterísticas do T-Connect. Para usufruir de todo o potencial deste sistema os Lexus vão incluir um router para aceder a Internet de série.