Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

BMW anuncia fábrica no México

Depois de mais de um ano de especulação, a BMW confirmou oficialmente a criação de uma nova fábrica no México. Esta nova unidade irá custar ao construtor germânico cerca de mil milhões de dólares (cerca de 736 milhões de euros) e terá uma capacidade de produção de 15 mil unidades/ano. No entanto, apenas em 2019 começarão a rolar da linha de montagem as primeiras unidades.

A nova fábrica da BMW vai ser construída perto da cidade mexicana de San Luis Potosí e deverá dar emprego a cerca de 1500 pessoas. Apesar de ainda não existir qualquer tipo de confirmação oficial acerca de quais os modelos que aqui serão produzidos, especula-se que os eleitos poderão ser os Série 1 e 3, assim como alguns Mini.

Um dos factores que terá jogado a favor desta localização é o facto de o governo mexicano ter em curso vários acordos de comércio livre de impostos, o que permitirá que a casa da hélice exporte facilmente e a preço reduzido, automóveis para os mercados norte e sul-americanos, bem como para a União Europeia. “A América está entre os mercados com mais crescimento para o Grupo BMW. A nossa estratégia de produção tenderá a seguir os mercados”, disse Harald Krueger, responsável pela produção da BMW no anúncio oficial.

Refira-se ainda que esta fábrica no México surge no seguimento de três grandes investimentos da marca nesta zona do Globo: em Março foi anunciado um investimento mil milhões de dólares na unidade de Spartanburg (EUA), por forma a aumentar para 150 mil unidades/ano a sua capacidade de produção e produzir aí o X7; 200 milhões de dólares de investimento na fábrica fibra de carbono de Moses Lake (EUA); e 260 milhões de dólares numa fábrica a ser construída no Brasil.