Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Mercedes testa Highway Pilot com sucesso

Chama-se Highway Pilot e é um sistema de pilotagem autónoma que equipa o Mercedes-Benz Future Truck 2025, que acaba de ser apresentado na Alemanha, numa auto-estrada na zona de Magdeburg. Este novo sistema é capaz de guiar de forma completamente autónoma o camião, a velocidades de até 85 km/h, tal como foi demonstrado pela Daimler Trucks por ocasião da apresentação deste camião.

Este novo sistema baseia-se nos conhecimentos técnicos da Mercedes no campo dos sistemas de assistência à condução, como o cruise-control, travagem automática, controlo de estabilidade e sistemas de manutenção na faixa de rodagem. A novidade é o Predictive Powertrain Control, um sistema que usa informação acerca da topografia da estrada, bem como as características do traçado para ajustar a operação do grupo propulsor para maximizar a economia de combustível. Esta ainda não é uma solução pronta para o mercado, uma vez que a casa de Estugarda pretende adicionar-lhe a possibilidade de comunicação entre veículos, entre outros sistemas, que permitirão uma condução autónoma durante largos períodos, especialmente nas auto-estradas.

Além da redução do consumo de combustível, o Highway Pilot deverá ajudar a um melhor fluxo do tráfego e optimizará a calendarização de transportes, minimizando os atrasos, e reduzir o número de acidentes de trânsito.