Entre os europeus, os portugueses são os mais adeptos da partilha de deslocações, que se tem afirmado cada vez mais como alternativa de mobilidade, o chamado carpooling. Um estudo do Observador Cetelem mostra que 28% dos portugueses partilharam deslocações no último ano, um valor significativamente acima da média europeia (20%).
No ano passado, já muitos portugueses (43%) manifestavam interesse nesta utilização conjunta de viatura chamada carpooling, mas apenas 6% recorriam efectivamente a esta alternativa de mobilidade.
Este valor chega agora aos 28% (mais 22 pontos percentuais face a 2013), um «aumento bastante significativo que, além de ser uma consequência da crise económica, revela também uma maior consciencialização dos portugueses para o impacto negativo do uso do carro para o ambiente», sublinham os responsáveis pelo estudo.
A acompanhar a crescente tendência da partilha de deslocações entre consumidores, têm surgido inúmeros portais e sites que visam facilitar esta partilha, como o BlaBlaCar, o Pendura ou o Boleia.
Por falar no Boleia, no último ano foram anunciadas mais de 11 mil viagens com contactos a partir deste site. Os jovens revelam ser os mais adeptos das boleias, uma vez que a maioria dos utilizadores deste portal (58%) tem entre 20 e 35 anos. No Boleia, os cinco trajectos mais pesquisados são: Porto-Lisboa, Lisboa-Porto, Porto-Braga, Lisboa-Setúbal e Lisboa-Coimbra.
O Dia Europeu Sem Carros que acontece na próxima segunda-feira, dia 22 de Setembro, «pretende sensibilizar os consumidores para a importância da redução do tráfego, como forma de melhorar a qualidade de vida através da garantia da sustentabilidade dos recursos naturais, que só é possível com a redução das emissões de CO2», explica Diogo Lopes Pereira, director de marketing do Cetelem.