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Yamaha apresenta YZF-R1 e R1M no Salão de Milão

Yamaha

A Yamaha esperou até o início do Salão de Milão para apresentar, na companhia de Valentino Rossi e Jorge Lorenzo, as novas YZF-R1 e R1M, que segundo os responsáveis, são as motorizadas mais semelhantes aos modelos do MotoGP, e a resposta ideal para combater o recente domínio das super motorizadas europeias, como a BMW S1000RR, MV Agusta F4 e Ducati Panigale.

2015 parece ser o ano do regresso das “japonesas”, não só com a chegada da radical Kawasaki H2R (leia aqui a notícia) com a motorização Turbo e 300cv, a versão de estrada H2 com 200cv e agora as Yamaha YZF-R1 e a R1M.

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Se tiver dificuldades em ver o vídeo, veja-o através do Youtube.

Prevista para chegar em Fevereiro, a R1 utiliza um bloco de 998cc e quatro cilindros em linha, capaz de gerar 200cv de potência e 112.4Nm de binário. Com 200kg de peso, a nova R1 utilizará suspensões totalmente ajustáveis da KYB, travões de quatro pistons e discos de 320mm, e pneus 120/70 R17 à frente e 200/55 R17 atrás. A electrónica irá desempenhar um papel importante na nova R1, como a utilização de uma unidade de seis eixos IMU (Inertial Measurement Unit) composta por giroscópios e acelerómetros, que medem o posicionamento da mota, de forma a ajustar, em conjunto com a centralina, para um ajuste mais rápido de todos os sistemas de assistência e segurança.

Existem ainda modos de potência programáveis, sistema de controlo de tracção de acordo com a inclinação, quatro modos de programação para a realização de powerslides, quatro modos de programação para a realização de arranques em cavalinho e o aterrador (quem já experimentou) modo de arranque em potência máxima. Para garantir uma boa leitura de todos estes modos, existe um novo ecrã LCD que, embora mais compacto que a geração anterior, tem um novo design mais prático.

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Para quem quiser uma R1 mais radical, a Yamaha terá disponível a YZF-R1M, que substitui alguns dos paineis do corpo por elementos em fibra de carbono, que garantem não só um aspecto mais desportivo como permitem retirar 2,25kg de peso. Pensada para andar em pista, a R1M conta com uma suspensão totalmente electrónica da Ohlins, que se ajusta automaticamente graças aos dados recolhidos pela IMU, reforçando o seu comportamento de acordo com o ambiente em que se encontra, seja em estrada ou na pista.

Se tiver coragem ou conhecimentos para tal, poderá ajustar manualmente todos os parâmetros da mota sem precisar de usar uma chaves de fendas, já que é tudo ajustável por software. Um pormenor curioso é a integração de um mecanismo de GPS que permite guardar as referências geograficas, para que através de uma ligação WiFi com o seu Smartphone Android ou iOS, ter acesso a todos os dados da moto durante as voltas que realizou no circuito. Esta solução permitirá ir monitorizando os resultados de acordo com os ajustes que vai realizando na moto, de forma a torna-la mais eficaz de acordo com o seu estilo de condução.

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