Secções

Notícias

Ensaios

EspaçoNotícias

Sonda New Horizons chega a Plutão

Lançada em 2006, a Sonda New Horizons realizará durante o dia de hoje uma passagem pelo último planeta do Sistema Solar, completando assim a viagem de quase cinco mil milhões de quilómetros. Lançada a alta velocidade, a sonda irá passar por Plutão a uma distância de 7.750 milhas (12.473km), o equivalente à distância entre Nova Iorque a Mumbai (Índia).

Essa passagem permitirá à sonda captar imagens de alta resolução à superfície de Plutão, um processo que poderá não ser finalizado, uma vez que a New Horizon encontra-se a viajar a uma velocidade de 49.570 km/h, o que a torna bastante vulnerável a qualquer detrito espacial que esteja em orbita do planeta (existe uma hipótese em 10.000 disso ocorrer).

Caso a passagem decorra com sucesso a sonda irá restabelecer o contacto com a Terra pelas 21h, porém a mensagem só chegará ao destino cinco horas depois, estando previsto um anúncio da Nasa pelas 2h da manhã, para confirmar o sucesso (ou não) do projecto que custou 700 milhões de dólares (635 milhões de euros).

Plutão