O Lexus CT200h é um nosso já velho conhecido, sendo considerado por muitos como o Toyota Prius da Lexus, ou o “Prius bonito”. Embora algo ingrata, esta comparação tem o seu “quê” de verdade, pois é inegável que ambos os modelos partilham a mesma motorização híbrida, embora no caso do CT200h o resultado final seja significativamente mais atraente.
Esta versão testada, o CT200h Executive Edition, é uma edição limitada, destinada a frotas, uma vez que vem com um nível de equipamento mais completo e apelativo tendo em conta as necessidades deste tipo de utilizadores/condutores. Extras como jantes de liga leve de 17 polegadas (com acabamento escurecido), vidros traseiros escurecidos, faróis de nevoeiro dianteiros e pintura com verniz anti-risco são alguns dos extras incluídos nesta versão.
No interior o destaque vai para os bancos em pele e tecido, pelas inserções do tablier em preto, pelo ar condicionado automático de duas zonas, cruise control, espelho retrovisor electrocromático (com sistema de anti-encadeamento automático) e pelo ecrã do Lexus Media Display de 7 polegadas, controlado neste caso pelo botão rotativo, uma vez que para o sistema de Navegação Premium Lexus este é substituído pelo Remote Touch.
No que toca à motorização, tal como já foi dito, este Lexus CT200h conta com a mesma solução do Toyota Prius, ou seja, com a combinação de um bloco de quatro cilindros a gasolina, com 1.8 litros de cilindrada, que funciona em conjunto com um motor eléctrico de 82cv e 207Nm de binário, que pode funcionar isoladamente em modo totalmente eléctrico.
É pena a bateria usada ser de partículas metálicas de níquel, uma vez que as soluções de iões de lítio permitiriam garantir um funcionamento em modo totalmente eléctrico bem mais longo que com a solução usada. Se esse tipo de funcionamento nada lhe diz, o ideal será usar o selector do modo de condução e activar o modo Sport, que permite combinar a actuação de ambos os motores (com um total de 136cv) para garantir um comportamento mais dinâmico e interessante.
Só é pena a utilização de uma caixa de variação contínua, que continua a revelar ser algo incomodativa quando desejamos optar por uma condução mais agressiva. Felizmente a Lexus soube reduzir o impacto deste componente ao reforçar no isolamento acústico, melhorando igualmente o conforto na utilização desta viatura.
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Motor | Prestações | ||
Tipo | Quatro cilindros em linha + Motor eléctrico | Velocidade Máxima | 180 km/h |
Capacidade | 1798 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 10,3 s |
Potência | 136 cv (potência combinada) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 400 Nm (1750 rpm) | Urbano (anunciado) | – |
Transmissão | Extra-urbano (anunciado) | – | |
Tracção | Dianteira | Combinado (anunciada) | 4,1 |
Caixa | Caixa de variação contínua | Emissões Co2 | 94 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.) | 4350 / 1765 / 1455 mm | Valor base | €31 930 |
Peso | 1465 kg | Valor viatura testada | €31 930 |
Bagageira | 275 / 985 litros | I.U.C. | €196.25 |
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