Considerado por muitos como uma lenda viva no mercado automóvel, o Classe G da Mercedes-Benz acaba de ser renovado, passando as suas motorizações a debitar agora mais 16% de potência e a reduzir os consumos em 17% em toda a gama. Com 35 anos de vida, a Mercedes decidiu não mexer na imagem única deste modelo, tendo sido apenas alterado o desenho dos pára-choques redesenhados e das extensões do guarda-lamas que passam a ser equipados de série com a cor da carroçaria.
Estão igualmente disponíveis novas cores exteriores, como o Solar Beam, Tomato Red, Alien Green, Sunset Beam e Galatic Beam, podendo os elementos destacáveis (espelhos, pára-choques, extensões do guarda-lamas, anel em torno da roda sobressalente e tejadilho) pintados na cor Obsidian Black. Em termos de capacidades fora de estrada, o novo Classe G mantém as características que o tornaram famoso, como o eficaz sistema de tracção integral permanente, caixa de redutoras e três bloqueios de diferencial, que podem ser acoplados/desacoplados com o veículo em movimento.
A suspensão foi igualmente reforçada, tendo os amortecedores sido substituidos por modelos optimizados para garantir um melhor controlo da carroçaria e um conforto superior de condução em estrada. A partir da versão G 500, passa a estar disponível, como opção, com um novo sistema de amortecimento adaptativo, sem influenciar nas capacidades todo-o-terreno do modelo.
Em termos de motorização, o Classe G passa a estar disponível com um motor a gasóleo 350d de seis cilindros com 245cv (211cv anteriormente), e um novo bloco 4.0 V8 biturbo a gasolina originário da Mercedes-AMG, que passa a debitar 422cv, mais 25cv que o anterior 5.5 V8 atmosférico que equipava a versão G 500. Para as versões AMG, o G 63 utiliza o mesmo bloco V8 biturbo, porém com 571cv (544cv anteriormente), mantendo-se o bloco de 12 cilindros para a versão G 65, que passa agora a debitar 630cv, face aos 612cv da anterior versão.
Todos estes modelos já poderão ser encomendados em qualquer concessionário Mercedes-Benz, estando previsto só para Dezembro o início de comercialização da versão G 500 4×42, uma versão que leva ao extremo as capacidades todo-o-terreno do Classe G, graças à combinação da motorização do G500 com 422cv em conjunto com o sistema de tracção integral com eixos descentrados, amortecedores duplos e amortecimento ajustável.
Modelo | Combustível | Potência | Preço |
G 350d | Diesel | 245 cv | €133.500 |
G 500 | Gasolina | 422 cv | €146.550 |
G 500 4×42 | Gasolina | 422 cv | €282.450 |
Mercedes-AMG G 63 | Gasolina | 571 cv | €200.000 |
Mercedes-AMG G 65 | Gasolina | 630 cv | €351.050 |