Como forma de celebrar as características da capital nipónica, a Mercedes-Benz decidiu levar para o Salão Automóvel de Tóquio um Concept que representa a combinação fascinante de tradição com tecnologia de ponta, que define constantemente novas tendências, o novo Mercedes-Benz Vision Tokyo. Este modelo será exibido a uma audiência internacional pela primeira vez no Salão Automóvel de Tóquio (de 30 de outubro a 7 de novembro de 2015).
Recorrendo a uma estrutura monolítica, design futurista e um ambiente único no interior, semelhante a uma sala de estar, definem-no como luxuoso, jovem e progressivo tornando-o desta forma num tributo à medida da metrópole sofisticada e promotora de novas tendências que é Tóquio. Espacialmente eficiente, versátil e inteligente, o Vision Tokyo que também tem capacidade de conduzir de forma autónoma é um transformador urbano que reflete o crescente espírito jovem da marca Mercedes-Benz. Ao mesmo tempo, este veículo inovador de cinco lugares dá continuidade a uma tradição de veículos concept onde se inclui o Vision Ener-G-Force (Los Angeles, Novembro de 2012), o AMG Vision Gran Turismo (Sunnyvale, 2013) e o G-Code (Beijing, Novembro de 2014).
O Vision Tokyo é uma homenagem à Geração Z urbana, as pessoas nascidas desde 1995 que cresceram com os novos meios de comunicação. Para esta geração global, a função do veículo foi alterada: já não serve simplesmente para transportar, sendo agora considerado um companheiro automóvel. O Vision Tokyo vai ainda mais longe: algoritmos inovadores permitem-lhe evoluir constantemente; os sistemas Deep Machine Learning e Predictive Engine significam que com cada viagem, o veículo familiariza-se cada vez mais com os seus ocupantes, os seus gostos e preferências. Todas as suas características tornam o Vision Tokyo o parceiro perfeito para a Geração Z.
O espaço do Vision Tokyo marca uma nova abordagem conceitual da divisão de Veículos Ligeiros de Passageiros Mercedes-Benz. Estas proporções são enfatizadas pela pintura monocromática Alubeam e pelos vidros laterais na cor do veículo. Estes conferem privacidade aos ocupantes do veículo, permitindo ao mesmo tempo a entrada de luz suficiente no interior e uma vista desobstruída para o exterior. As superfícies e as linhas iluminadas a azul – entre estas, as jantes de 26 polegadas e as saias laterais – destacam cores surpreendentes e revelam o sistema de propulsão eléctrica livre de emissões do veículo concept.
Ao invés de um para-brisas convencional, o Vision Tokyo possui um painel de vidro curvo – similar ao do cockpit de um barco a motor. Tal como no caso do AMG Vision Gran Turismo, os faróis dianteiros estão colocados nas extremidades laterais a um certo ângulo. A área dianteira do veículo pode ser utilizada para suportar um ecrã onde será exibida uma série de diferentes funções de iluminação. Se estiver a ser reproduzida música no interior do veículo, o ecrã irá indicar por exemplo um padrão de som, semelhante a um gráfico de frequências. O vidro traseiro é circundado por cubos LED de cor vermelho, que conferem um efeito de profundidade. Mais uma vez, a tecnologia LED pode ser bem aplicada como luz indicadora ou como parte da função de análise.
As dimensões do Vision Tokyo (comprimento/largura/altura: 4803/2100/1600 mm) são comparáveis às de um veículo de segmento médio. Até cinco passageiros poderão aceder ao interior do veículo através da porta do lado esquerdo de abertura ascendente, ideal para a metrópole do Japão, onde o trânsito circula pelo lado esquerdo da via. A disposição convencional dos bancos em linhas é portanto redundante, pois neste caso não existem bancos “dianteiros” ou “traseiros”: aqui os passageiros sentam-se num sofá oval de grandes dimensões. Esta disposição única semelhante à de uma sala de estar, permite que todos os passageiros a bordo possam desfrutar dos benefícios da condução autónoma. Mesmo que os membros da “Geração Z” sejam frequentes utilizadores das redes sociais, também preferem o contacto pessoal sempre que possível. É por esta razão que a disposição dos bancos foi otimizada, precisamente com vista à comunicação direta entre pessoas. Na forma de sala de estar contemporânea, o Vision Tokyo permite aproximar as pessoas. Com o veículo em modo de condução autónoma, os passageiros podem descontrair e dialogar, sem necessidade de se preocuparem com a condução no trânsito intenso.
Atrás dos passageiros estão instalados ecrãs LED de grandes dimensões. Os bancos perfurados possuem retroiluminação, criando um ambiente de tecnologia de ponta que confere um contraste com o acabamento suave da superfície em pele clara. As aplicações, mapas e ecrãs do sistema de entretenimento tomam a forma de hologramas tridimensionais no espaço interior.
Se for necessário um controlo manual do Vision Tokyo ao invés da condução autónoma, é possível virar um banco para o sentido de viagem a partir do centro do sofá na dianteira, não sendo necessário mudar para um banco do posto de condução. Desta forma, também o volante é movido da sua posição de repouso para a posição de condução.
A carroçaria do Vision Tokyo, foi desenhada por forma a permitir a integração de um sistema de propulsão elétrica alimentado por células de combustível, com sistema de protecção contra uma potencial colisão. Este sistema é baseado no pioneiro F-CELL PLUG-IN HYBRID do concept F 015 Luxury in Motion, e combina a geração de electricidade a bordo com uma bateria de alta tensão particularmente potente e compacta, que pode ser carregada por indução electromagnética. Para o armazenamento do hidrogénio são utilizados depósitos de pressão construídos em CFRP (fibra de carbono com plástico reforçado). O sistema híbrido eléctrico tem uma autonomia total de 980 quilómetros, dos quais 190 quilómetros são proporcionados pela bateria de alta tensão, enquanto 790 quilómetros através da electricidade produzida na célula de combustível.
O Vision Tokyo é a mais recente criação dos designers que trabalham nos Estúdios de Design Avançado da rede global da Mercedes-Benz. Esta rede é composta por designers e modeladores dos cinco estúdios Advanced Design em Carlsbad (EUA), Sunnyvale (EUA), Como (Itália), Beijing (China) e Sindelfingen (Alemanha), que estudam ideias para os veículos de um futuro próximo – e de um futuro mais longínquo.