A nova geração do Volkswage Touran acaba à rede de concessionários oficiais da marca em Portugal, na sua variante de sete lugares e com preços que começam nos 30.825 euros. Numa fase inicial estarão disponíveis apenas três níveis de equipamento (Trendline, Confortline e Highline), três motorizações (1.4 TSI a gasolina, 1.6 TDI e 2.0 TDI a gasóleo), que podem estar acoplados a caixas manuais de seis velocidades ou de dupla embraiagem de seis ou sete velocidades.
Disponível apenas na variante de sete lugares, este monovolume mantém a sua elevada versatilidade anterior, existindoa gora um sistema plano para os bancos ainda mais fácil de manobrar. Com mais 130 mm de comprimento que a anterior geração, mas 62 kg mais leve, o novo Touran destaca-se pelos equipamentos disponíveis, como o sistema de ar condicionado Climatronic com 3 zonas e filtro antialérgico, com comandos na segunda fila de bancos para as versões Confortline e Highline.
O Touran recebe sistemas de assistência pela primeira vez, sendo estes compostos pelo sistema de travagem multicolisão, sistema de protecção pró-activo dos passageiros, cruise control adaptativo (ACC), Front Assist com sistema de travagem de emergência em cidade, Traffic Jam Assist, Side Assist com Rear Traffic Alert e Trailer Assist (para ajudar a estacionar quando transportar um reboque), uma novidade mundial para um monovolume.
Poderá ainda receber uma suspensão adaptativa (DCC) com três modos de condução (Comfort, Normal e Sport), bem como de um novo sistema de infoentretenimento MIB II, que tira partido do sistema App Connect da Volkswagen, bem como do MirrorLink e Apple CarPlay e Android Auto. Este sistema tem a particularidade de, através do Car-Net Cam Connect e uma câmara de vídeo GoPro (não incluída), permitir exigir no monitor do sistema de infoentretenimento uma imagem da área do banco traseiro, eliminando a necessidade dos pais se voltarem constantemente para trás para controlar as crianças. Outra novidade importante é a utilização, pela primeira vez, de um sistema de amplificação de voz electrónico para conversação entre os passageiros da primeira fila e as restantes, através de uma unidade de telefone mãos-livres, ao qual estão ligados os altifalantes da viatura.
Modelo | Potência | Combustível | Emissões CO2 g/km | Preço |
1.4 TSI Confortline | 150 cv | Gasolina | 132 | €30.960 |
1.6 TDI Trendline | 110 cv | Gasóleo | 116 | €30.825 |
1.6 TDI Confortline | 110 cv | Gasóleo | 116 | €33.466 |
1.6 TDI Highline | 110 cv | Gasóleo | 117 | €34.748 |
1.6 TDI DSG Confortline | 110 cv | Gasóleo | 111 | €35.274 |
1.6 TDI DSG Highline | 110 cv | Gasóleo | 112 | €36.558 |
2.0 TDI Confortline | 150 cv | Gasóleo | 116 | €37.270 |
2.0 TDI Highline | 150 cv | Gasóleo | 117 | €38.552 |
2.0 TDI DSG Confortline | 150 cv | Gasóleo | 125 | €39.773 |
2.0 TDI DSG Highline | 150 cv | Gasóleo | 126 | €41.226 |