Como forma de se distanciar das numerosas publicações recentes acerca dos controlos anti poluição, o grupo PSA Peugeot Citroën reafirmou que a sua gama de veículos cumpre todas as actuais normas de emissões em vigor, ao tomar a iniciativa de divulgar publicamente os valores de consumo e emissões dos seus veículos em condições reais de utilização, tendo os mesmos sido apurados por um organismo independente.
Apesar dos resultados positivos apurados, o Presidente da Direcção da PSA Peugeot Citroën solicitou às equipas de engenharia do Grupo que levassem a cabo trabalhos de verificação naqueles domínios e que apresentassem propostas de melhoramentos. O Grupo procedeu a uma aprofundada revisão da sua situação no que respeita às emissões poluentes e aos consumos de combustível.
Em relação aos poluentes, a PSA confirma que os seus veículos nunca foram equipados com softwares ou dispositivos que permitissem detectar testes de conformidade e activassem quaisquer dispositivos de tratamento de gases, inclusive os NOx (Óxidos de Azoto), que ficassem inactivos numa utilização pelos clientes. O Grupo recorda que os seus veículos obedecem às normas e que 4 300 veículos foram retirados de forma aleatória das fábricas em 2014 para verificar a conformidade da produção em matéria de homologações.
A PSA foi o primeiro construtor a generalizar a utilização da tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction) «Blue HDi» na totalidade dos seus veículos de passageiros diesel Euro6. Este sistema de despoluição, para o qual a PSA depositou uma centena de patentes, é reconhecido por numerosas publicações como sendo a tecnologia mais eficaz no tratamento dos NOx. A experiência adquirida e os investimentos já realizados nesta tecnologia colocam o Grupo na direcção ideal para a futura norma WLTP, cuja entrada em vigor se espera para 2017.
No mesmo espírito, a PSA inventou o filtro de partículas 11 anos antes que a norma Euro5 o tornasse obrigatório para todos os construtores automóveis, em Janeiro de 2011. Para registo, no primeiro semestre de 2015, as vendas de veículos de passageiros diesel representaram, para a PSA, 60,3% das suas vendas na Europa e 41,9% no mundo.
No que respeita aos consumos de combustível, a PSA recorda a sua liderança que se alicerça nos recentes desenvolvimentos tecnológicos (motor a gasolina EB PureTech eleito «Motor do Ano 2015» na sua categoria; tecnologia diesel BlueHDi; caixas de velocidades de alto desempenho; plataformas de menor peso, etc). Datando de 1992, o actual teste europeu (NDEC) é reconhecido como pouco representativo da utilização real dos clientes. Como qualquer teste laboratorial, ele é alvo de optimizações, inclusive na PSA, conhecidas dos reguladores mas criticadas pelas organizações independentes e observadores.
Estas optimizações, incluindo o equilíbrio eléctrico não nulo (nível de carga da bateria, solicitação do alternador, entre outros), já não serão aceitáveis no próximo teste (WLTP ) actualmente em discussão a nível europeu. A PSA recorda que apoia plenamente a entrada em vigor, a partir de 2017, desta nova norma (WLTP e RDE) mais representativa das condições reais de utilização.
Decidido a responder à confiança dos seus clientes, o Grupo PSA Peugeot Citroën toma a iniciativa de publicar, tão rápido quanto possível, para os seus principais veículos, os consumos em utilização real, sob o controlo de um organismo independente, bem como de adoptar disposições técnicas que permitam antecipar os futuros procedimentos WLTP, começando pelo equilíbrio eléctrico nulo para qualquer homologação de novos veículos/motorizações.