Secções

Notícias

Ensaios

Ensaios

Audi A1 Sportback 1.6 TDI DSG Sport – Depressa e bem!

O Audi A1 é um automóvel brilhante, se tivermos em conta as suas limitações, como as reduzidas dimensões, tendo em conta que estamos perante um utilitário que recorre à plataforma do Volkswagen Polo. Ainda assim, nota-se plenamente o trabalho da Audi em tornar uma base em algo fascinante para o condutor e para quem o vê circular.

No exterior destaca-se a estética apelativa, com todos os elementos que tornam este pequeno A1 num verdadeiro Audi, com as ópticas inovadoras com luzes LED e faróis Xénon Plus, bem como os farolins totalmente em LED, e a grelha em formato SingleFrame.

No interior sente-se que estamos perante um Audi logo pelo visual arrojado, bem como pela elevadíssima qualidade de construção do mesmo, com todos os materiais a revelarem-se como sendo de alta qualidade, quase como se estivéssemos perante um modelo de dois segmentos acima.

Face ao que já assistimos no ensaio ao Audi A1 1.4 TDI, as mudanças são imperceptíveis, tendo este modelo, como destaque, o sistema de infoentretenimento com o Radio Concert com ecrã de 6.5 polegadas, que permite visualizar os controlos de todos os parâmetros da viatura, inclusive os modos de condução do Audi Select.

Por se tratar de uma versão com o nível de equipamento Sport, este modelo conta com elementos desportivos como jantes de liga leve de 16 polegadas de 5 raios, ponteira de escape cromada, bancos dianteiros desportivos, volante desportivo de três braços em pele e suspensão desportiva, ideal para tirar partido do desempenho da motorização escolhida neste modelo.

Trata-se da versão mais recente do bloco de quatro cilindros de baixa cilindrada, o 1.6 TDI, desta vez com 116cv de potência e 250Nm de binário, disponível logo às 2500rpm. O resultado, para quem vai aos comandos desde A1 é brilhante, dando a impressão de estarmos perante uma motorização mais potente do que a ficha técnica anuncia, ficando apenas a faltar um extra que nos parece obrigatório quando escolhida esta motorização com a caixa DSG de dupla embraiagem, as patilhas no volante, para podermos controlar em pleno o comportamento da mesma quando aplicado o modo manual.

Porém, sempre que não estiver com pressa, pode sempre limitar-se a aplicar o modo Auto no Audi Select e deixar a caixa em modo “D”, permitindo assim ao conjunto realizar os baixos consumos que este motor é capaz de realizar, uma vez que a sua elevada disponibilidade permite gastar pouco para andar muito. Pode parecer mentira, mas esta motorização, andando ao mesmo nível que o 1.4 TDI de 90cv, consegue realizar consumos mais baixos.

[fancygallery id=”2″ album=”320″]

[toggles behavior=”toggle”] [toggle title=”Ficha Técnica”]

MotorPrestações
TipoQuatro cilindros em linhaVelocidade Máxima200 km/h
Capacidade1598 ccAceleração (0-100 km/h)9,5 s
Potência116 cv (3500 rpm)Consumos (litros/100 km)
Binário250 Nm (1500 rpm)Cidade (anunciado)4,3
TransmissãoEstrada (anunciado)3,4
TracçãoDianteiraMédia (anunciada)3,7
CaixaDupla Embraiagem de seis velocidadesEmissões Co297 g/km
ChassisPreço
Dimensões (Comp. / Alt. / Larg.)3973 / 1422 / 1746 mmValor base€23 970
Peso1275 KgValor viatura testada€31 265
Bagageira270 – 920 litrosI.U.C.€141.47

[/toggle] [/toggles]