Um dos mais divertidos utilitários do mercado, o brilhante Renault Clio R.S. 200 EDC acaba de receber uma versão ainda mais radical e eficaz, o R.S. 220 EDC Trophy. Lançado enquanto série limitada numerada (com 12 unidades reservadas para Portugal), este modelo beneficia de uma nova gestão electrónica, um turbo de maiores dimensões e um novo sistema de escape, que permite aumentar a potência do motor 1.6 turbo em 20 cavalos, e o binário em mais 40 Nm. Apesar do incremento de potência, os valores de consumos mantiveram-se inalterados (5,9l/100km), ao qual contribui o sistema Stop & Start, que fica activo quando conduzido em modo Normal.
Para tal foi fundamental a acção da Renault Sport, algo que será perceptível ao volante, especialmente quando utilizada a renovada caixa EDC de dupla embraiagem com comandos através de patilhas no volante. Essa sensação é bem evidente quando se opta pelo modo Sport ou Race, sendo, neste último, que, verdadeiramente, o Clio R.S. 220 EDC Trophy revela o seu carácter genuíno. Nestas circunstâncias, a caixa de velocidades pode ser até 30 por cento mais rápida do que a do R.S. 200 EDC, permitindo igualmente reduzir mais cedo, sempre que se recorre a travagens mais bruscas. Por outro lado, o braço substitui a ajuda eletrónica do ESP e tudo se torna mais reativo, para deleite de quem está ao volante.
Também a direcção do Clio R.S. 220 EDC Trophy ficou mais precisa e directa face ao R.S. “normal”, fruto de uma nova cremalheira, com uma desmultiplicação reduzida em 10 por cento. Mas também o chassis revela progressos, apesar dessa tarefa parecer quase utópica quando a primeira versão do Clio R.S. foi lançada há pouco mais de dois anos. Ao rebaixarem o chassis (-20 mm à frente e 10 mm atrás) e ao incorporarem amortecedores mais rígidos, os técnicos da Renault Sport conseguiram tornar esta série limitada ainda mais emocionante e eficaz. Determinantes para isso também são os pneus Michelin Pilot Super Sport 205/40R18.
Todas estas melhorias são passíveis de serem comprovadas pelos números e gráficos registados pelo R.S. Monitor 2.0, um sistema de telemetria que permite ao “piloto” de serviço monitorizar diferentes temperaturas, valores de binário e de potência em tempo real, pressão do turbo, pressão da travagem, ângulo do volante, regime do motor, binário à roda, acelerações, forças “G”, cronómetro, entre outras funções. Mas para o Clio R.S. 220 EDC Trophy ainda foi incorporada uma outra função: a de ajustamento da progressividade do pedal do acelerador, em função de 5 modos. E recorde-se que todos os dados podem ser gravados numa pen, para posterior análise no computador de casa (1 hora de condução cria um ficheiro com 3MB)
Visualmente o novo Clio R.S. 220 EDC recebe pequenas alterações, como a presença da assinatura “Trophy” na lâmina dianteira junto à grelha, no friso lateral e na soleira da porta. Uma referência, igualmente, para as exclusivas jantes “Trophy” de 18 polegadas, bem como para a cor exclusiva Branco Givre Nacarado Mate, possível de conciliar com o tecto em preto. No interior, o ambiente não esconde a inspiração na competição, não faltando os pedais em alumínio, os bancos ao melhor estilo “bacquet”, o volante em couro perfurado e, claro, o sistema R.S. Monitor 2.0. Serão apenas comercializadas 12 unidades em Portugal, que podem ser adquiridas por 30.790€ (mais 1.800€ que o Clio R.S. 200 EDC), beneficiando da garantia contratual de cinco anos / 100.000 km, transversal a toda a gama da marca.