Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Opel desmente alegações da Deutsche Umwelthilfe

Opel Corsa 2011

Após emitiu um comunicado a refutar todas as acusações realizadas pela Deutsche Umwelthilfe (DUH), uma Organização Ambiental Alemã que cita resultados obtidos num teste a uma Opel Zafira 1.6 CDTi, realizado pela Universidade de Berna (Suíça), onde foram registados valores de NOx (Óxido de Azoto) 17 vezes superiores aos permitidos por lei.

Vamos então reproduzir, na integra, o comunicado da Opel relativamente a esta situação:

Posição da Adam Opel AG face a alegações da Deutsche Umwelthilfe

A Opel refuta categoricamente as afirmações produzidas pela organização Deutsche Umwelthilfe. Uma vez mais, sublinhamos: o ‘software’ de gestão eletrónica de motores desenvolvido pela GM não possui qualquer característica que seja capaz de detetar se o veículo está a ser submetido a um teste de emissões de escape. Isto é válido para todos os nossos veículos.

O alegado teste conduzido pela Deutsche Umwelthilfe (DUH) a uma unidade Zafira não se consegue compreender. E não é aceitável que a DUH produza ilações sem divulgar os alegados resultados, os quais foram por nós solicitados em múltiplas ocasiões.

Assim que recebemos a comunicação da Deutsche Umwelthilfe sobre este tema, os
nossos engenheiros submeteram um automóvel do mesmo modelo – um Zafira com motor Diesel 1.6 Euro 6 – a mais uma bateria de testes segundo as normas em vigor, tanto num banco de ensaios de dois rolos como num de quatro rolos. Resultado: os valores cumprem com os limites legais em ambos os testes, nas configurações de duas e de quatro rodas. Este seria, aliás, o único resultado expectável, já que o facto de as rodas traseiras estarem em movimento ou imobilizadas não tem influência nos sistemas de emissões. Isto quer dizer que as alegações são manifestamente falsas, sem fundamento.

As alegações da Deutsche Umwelhilfe colidem com a nossa integridade, os nossos valores e o trabalho dos nossos engenheiros. Temos um compromisso de fiável cumprimento dos limites legais de emissões de escape, em todos os nossos veículos. Temos processos muito claros, implementados em todas as nossas operações no mundo, que garantem que os nossos produtos estão de acordo com todas as normas de emissões nos mercados em que são comercializados.