O Grupo Volkswagen revelou ter descoberto uma solução técnica que resolverá os problemas de irregularidades nas emissões das motorizações Diesel EA 189. A solução consiste na instalação de um “flow transformer”, um limitador de fluxo, colocado entre a entrada do sensor de massa de ar do motor 1.6 TDI e a caixa do filtro de admissão.
Além da instalação deste componente, a Volkswagen fará uma reprogramação do software do motor. Esta intervenção demorará menos de uma hora. Já no que toca às motorizações 2.0 TDI, este apenas necessitarão de uma actualização do software do motor, um processo relativamente rápido que deverá demorar cerca de meia hora.
Através desta solução, ambas as motorizações Diesel passarão a cumprir com os valores de emissões estipulados pela lei. Até ao final do mês, o Grupo Volkswagen irá revelar a solução técnica necessária para resolução dos problemas com o motor 1.2 TDI. Com a revelação desta solução técnica, o grupo VW prevê manter o plano de investimento inicial de 6,7 mil milhões de euros, para resolução dos problemas causados pela irregularidade das emissões das suas motorizações diesel.