Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Mercedes-Benz oficializa novo Classe E

Revelado durante o Salão Automóvel de Detroit, a décima geração do Classe E foi revelada a público, sendo apresentado como o automóvel tecnologicamente mais avançado da marca de Estugarda, graças ao uso de novas motorizações mais eficientes e um conjunto de soluções tecnológicas inovadoras.

Testado ao longo de 48 meses, foram utilizados 1200 protótipos que percorreram um total de 12 milhões de quilómetros em estradas nos quatro continentes, rodando a temperaturas entre os -32 e 60ºc. Os novos sistemas de assistência permitiram um total de 10 mil testes de travagem autónoma e 5000 mudanças de faixa de forma autónoma, graças ao esforço de 1200 engenheiros envolvidos no desenvolvimento deste modelo.

Adoptando as linhas utilizadas actualmente pelos Classe S e Classe C, o novo Classe E é mais comprido que a anterior geração em 43mm (4923mm), com mais 65mm de distância entre eixos (2939mm), beneficiando assim os ocupantes que recebem mais espaço interior. O reduzido coeficiente aerodinâmico de apenas 0,23 é sinónimo de um trabalho optimizado em termos de aerodinâmica com a nova frente, que se destaca pela utilização da grelha tradicional na versão base e Exclusive, sendo transformada num modelo mais desportivo, com a estrela Mercedes em destaque ao centro nas versões Avantgarde e AMG.

A frente é igualmente marcada pela presença de um dos sistemas ópticos mais avançados do mercado, com o novo Classe E a vir equipado com o sistema Multibeam LED, composto por 84 LEDs de alto desempenho controlados individualmente, de forma a permitir o controlo separado da distribuição de luz dos faróis esquerdo e direito, bem como a sua capacidade de adaptação rápida e dinâmica às situações de constante mudança na estrada.

Internamente destaca-se o desenho similar ao usado pelo Classe S, com a aplicação de dois ecrãs de 12,3 polegadas, um para o painel de instrumentos e outro para o sistema de infoentretenimento, podendo estes ser personalizados de acordo com as suas preferências através de três estilos existentes (Classic, Sport e Progressive).

Este sistema, que pode ser controlado pelo já conhecido comando rotativo Comand, pelo touchpad na consola central com reconhecimento de escrita e pelos comandos de voz, pode ser igualmente controlado através dos comandos no volante, que no novo Classe E foram substituidos por botões de controlo táctil, que à semelhança de um smartphone, respondem com precisão aos movimentos horizontais e verticais dos dedos, sem precisar que os mesmos sejam retirados do volante.

No interior destaca-se ainda a utilização de inovador sistema de iliminação ambiente com tecnologia LED de baixo consumo com 64 cores, totalmente personalizáveis, que permitem iluminar elementos como componentes de revestimento, ecrã central, compartimento de arrumação dianteiro na consola central, bolsas das portas, zona dos tapetes (tanto no piso traseiro como dianteiro) e nos tweeters do sistema de sim, se este vier equipado com o sistema Surround de topo da Burmester, composto por 23 altifalantes.

Em termos de revestimentos, o novo Classe E recebe uma nova escolha de materiais e cores, com várias tonalidades de castanho, incluindo novas combinações de cores atractivas tais como castanho o Castanho Nogueira / Macchiato e Castanho Saddle / Macchiato. Estão igualmente disponíveis diferentes tipos de madeiras, algumas porosas e com visual semelhante ao utilizado em iates, com linhas fluídas.

Quanto a motorizações, o novo Classe E irá usar duas motorizações de quatro cilindros, uma 2.0 a gasolina de 184cv para a versão E200 e um novo 2.0 a diesel de 195cv para o E220d. Mais tarde serão disponibilizadas novas motorizações, como o E350d de seis cilindros 3.0 diesel de 258cv e o E350e, com tecnologia Plug-In Hybrid, que graças ao recurso de um motor eléctrico de 60kW (82cv), permitirá ao Classe E percorrer até 60km em moto totalmente eléctrico.

A nova motorização 2.0 diesel será posteriormente aplicada em mais modelos da gama, como o E200d com 150cv, estando previsto o lançamento de outras motorizações a gasolina, como o quatro cilindros de 245cv para o E250d, e um seis cilindros de 333cv. Todas as motorizações estão equipadas de série com a nova caixa de nova velocidades automática 9G-Tronic, bem como da função ECO Start/Stop, que permitem cumprir as normas de emissões Euro6, estando o novo quatro cilindros a diesel (OM 645) configurado para cumprir os futuros limites RDE.

Para tirar total partido do excelente comportamento dinâmico e do conforto do novo Classe E, a nova berlina pode vir equipada com três tipos de suspensão (Suspensão de Conforto, Suspensão Avantgarde com características desportivas e rebaixada em 15mm e Suspensão Desportiva, com amortecimento adaptativo e rebaixada em 15mm). Estará igualmente disponível a suspensão pneumática Air Body Control, composto por três câmaras de tamanhos diferentes nos apoios das molas do eixo traseiro, e duas câmaras de apoio nas molas do eixo dianteiro, que permitem controlar a rigidez da forma como a suspensão reage à estrada.

A nível tecnológico, o novo Classe E vem equipado com Assistente de Travagem Activo de série, que detecta não só veículos como peões, travando de forma automática quando circula em baixa velocidade. Igualmente de série vem o Attention Assist, que avisa o condutor quando detecta sinais de sonolência no comportamento da sua condução, e o Assistente de Ventos Laterais.

Opcionalmente estão disponíveis soluções como o Drive Pilot que actua como um modo de condução autónoma até 210km/g, mantendo uma distância de segurança para outros veículos e, através do Steering Pilot, controlar a direcção em situações até curvas ligeiras, sendo as mais exigentes necessárias com intervenção do condutor. Através do Speed Limit Pilot, o Drive Pilot ajusta a velocidade máxima de acordo com a permitida pelo local, associando os dados existentes na navegação com os registos detectados pela câmara de leitura de sinais de trânsito.

O Assistente de Travagem Activo estreia a função de cruzamento, que além de ter aumentado a velocidade máxima para activação dos sistema para os 100km/h, permite detectar trânsito perpendicular em cruzamentos, aplicando os travões caso o condutor não intervenha a tempo de evitar a colisão. O Assistente de Direcção Evasivo permite, caso o Assistente de Travagem Activo detecte a presença de peões, irá auxiliar o condutor com uma gestão do binário na direcção necessária, assistindo assim à manobra de evasão no volante, permitindo ao condutor evitar o peão de forma mais controlada.

Outros sistemas de assistência avançados disponíveis são Assistente de Faixa de Rodagem Activo (evitando uma mudança de faixa não intencional), o Assistente de Ângulo Morto Activo que consegue agora avisar sobre o risco de colisão lateral em trânsito urbano a baixa velocidade. Por fim destaque para o Assistente de Estacionamento Remoto, que permite efectuar manobras do veículo em garagens e lugares de estacionamento remotamente, através de uma App para Smartphone. O novo Classe E será lançado ao mercado já durante o próximo mês de Maio.