Como tem vindo a ser tradicional, após o lançamento de uma nova geração da gama A4, chega de seguida a primeira versão desportiva, o Audi S4 e S4 Avant. Graças à nova plataforma, a nova geração do S4 e S4 Avant pesam menos 75kg que a versão anterior (1630 e 1675kg respectivamente), o que em conjunto com outras soluções garantem um melhor comportamento dinâmico.
À nova plataforma junta-se a carroçaria com um visual mais dinâmico e desportivo, com os tradicionais pára-choques desportivos com maiores entradas de ar e inumeros elementos pintados a cinza mate e alumínio, como as capas dos espelhos retrovisores e o difusor traseiro, que recebe duas saídas de escape duplas cromadas.
Equipadas com novas ópticas em LED ou as opcionais Audi Matrix LED, e farolins igualmente em LED com luzes de mudança de direcção dinâmicas, o S4 e S4 Avant conta com jantes de liga leve de 19 polegadas com desenho exclusivo.
A suspensão, que utiliza um sistema independente de cinco braços, tanto dianteiro como traseiro, em conjunto com os amortecedores pilotados permite reduzir a altura ao solo em 23mm e garantir um excelente comportamento dinâmico, graças igualmente ao sistema de tracção integral permanente Quattro com diferencial Haldex.
A motorização ficou a cargo de um 3.0 V6 TFSI de injecção directa e turbo, com 354cv de potência e 500Nm de binário. Este bloco vem acompanhado de uma caixa automática tiptronic de oito velocidades, que garante uma aceleração de 4,7 segundos para atingir os 100km/h e 250km/h de velocidade máxima limitada.
Em termos de consumos, a Audi anuncia 7,4 l/100km para a versão berlina e 7,5 l/100km para a S4 Avant, o que corresponde a 170 e 175 g/km de emissões de CO2, respectivamente. As primeiras unidades deverão chegar durante o Verão.