Foi a 15 de Fevereiro de 1936 que a Mercedes-Benz lançou o 170 V, um dos antecessores do actual Classe E. Revelado na International Automobile and Motorcycle Exhibition (IAMA) em Berlim, a marca apresentou pela primeira vez um modelo totalmente novo, que revelou ser muito importante para a então Daimler-Benz AG, para os períodos antes e após a Segunda Grande Guerra Mundial, uma vez que a sua produção terminou apenas em Agosto de 1953.
Com o 170 V, os engenheiros de desenvolvimento adoptaram uma abordagem completamente nova ao design automóvel com dimensões relativamente compactas. O chassis foi baseado numa estrutura em X oval tubular que era mais rígida à torção e 80 kg mais leve do que uma estrutura em caixa comparável. Em suma, o peso total foi reduzido em cerca de 100 a 120 kg (dependendo do tipo de carroçaria), relativamente ao seu antecessor directo, o Mercedes-Benz 170 (W 15) de 1931. O 170 V foi alimentado por um novo motor de quatro cilindros com uma cilindrada de 1.7 litros e uma potência de 38cv, que com menos dois cilindros, oferecia uma potência significativamente superior à do anterior motor de seis cilindros de 32cv. A velocidade máxima do 170 V também era 18 km/h superior à do modelo antecessor.
O 170 V era um veículo extremamente confortável, graças ao uso de uma suspensão independente e também pelo espaço interior, que era superior ao do modelo 170 graças à maior distância entre-eixos. Existiam outras razões para o bom conforto de condução, como os apoios sofisticados do motor, que criaram o efeito de “motor flutuante”, como era conhecido oficialmente, uma vez que este era montado na estrutura em dois pontos. Com esta solução as características de vibração do motor de quatro cilindros eram bastante aproximadas às do motor de seis cilindros.
O Mercedes-Benz 170 V estava disponível em várias versões de carroçaria, reflectindo normalmente os gostos dos clientes daquele tempo, como a limousine de duas portas, limousine de quatro portas, cabrio de quatro portas, roadster, Cabriolet A, Cabriolet B e open tourer. Também estava disponível um furgão para aplicações comerciais. O 170 V também era utilizado como base para versões desportivas e veículos militares. Como um pack com atributos excepcionais, o Mercedes-Benz 170 V tornou-se um enorme sucesso logo desde o seu lançamento, com 91,048 unidades produzidas até ao final de 1942 quando a guerra pôs termo ao primeiro período de produção, resultado que o tornou no veículo ligeiro de passageiros com maior sucesso da marca até então.
Este modelo revelou ser importante para a recuperação da então Daimler-Benz AG, no período do após Guerra. No final de 1945, a empresa recebeu uma autorização de produção pelas forças de ocupação aliadas. Em Maio de 1946 começaram a sair das linhas de produção furgões, pick-ups e ambulâncias baseadas no 170 V, um portefólio concentrado que mostra os tipos de veículos mais importantes para o dia-a-dia daquela altura. A produção de veículos ligeiros de passageiros recomeçou em Julho de 1947, e o constante trabalho de desenvolvimento manteve o 170 V tecnologicamente actualizado. Após a guerra, a empresa produziu mais 49,367 unidades deste modelo, antes da produção terminar em Agosto de 1953. A produção total digna de registo era portanto de 140,415 unidades.