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Nissan celebra 20 anos do famoso “Gancho das compras”

Por vezes são as pequenas invenções que conseguem transformar o mundo, e a nossa forma de pensar. Não acredita? Então e que tal se lhe dissermos que aquele sistema que encontrará na bagageira de todos os automóveis modernos, o Gancho das Compras, foi uma invenção da Nissan, e que celebra 20 anos de vida? Esta que é uma das tecnologias mais simples, mas também mais icónicas´, surgiu pela primeira vez no dois volumes familiar compacto Nissan Almera, em Março de 1996, tendo este sido colocado na lateral da consola central do lado do passageiro, como forma de manter as malas das clientes Nissan ou os sacos de compras na vertical.

Foi rapidamente denominado “gancho para sacos” pelos meios de comunicação social, que reconheceram que esta era a forma perfeita de impedir que os sacos de supermercado ou do “take away” se entornassem no espaço para os pés do passageiro da frente. O posicionamento inicial do Gancho de Conveniência e as suas características de suporte de carga resultaram de uma investigação do mercado efectuada nessa altura pelo NETC, o centro de tecnologia da Nissan na Europa, e cujo trabalho de pesquisa incidiu também na determinação do peso de um saco de compras médio, que se concluiu ser de 5kg. O comportamento do gancho e o seu rebatimento à face do banco quando não está a ser utilizado (para evitar prender a roupa do ocupante) resultou também de testes com condutores voluntários, que verificaram o seu funcionamento durante a condução em condições reais.

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Actualmente o “gancho das compras” continua a ser uma característica dos crossovers premiados da marca, como o Qashqai e o X-Trail. A única coisa que mudou foi a localização do gancho, que passou do habitáculo para a bagageira. Esta é apenas uma das muitas soluções simples que a Nissan incorpora nos seus automóveis para facilitar a vida do condutor e ocupantes. Outra é a superfície da bagageira “Karakuri” (também conhecida como Flexi-Board), que está disponível no Nissan Qashqai, Juke e Note. Esta outra “tecnologia simples” permite que os proprietários dividam o espaço de carga de acordo com as suas necessidades em cada viagem e pode ser disposta em diferentes configurações para suporte e protecção dos diferentes objectos a transportar. Quando não estiver a ser utilizada, pode ser facilmente armazenada no piso da bagageira.

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Os engenheiros da Nissan dedicaram a mesma atenção à mais recente pick-up Navara. Um exemplo: a nova Navara está equipada com uma tomada de 12 volts na prateleira superior do painel de instrumentos, solução ideal para clientes que têm dispositivos portáteis para fixação no para-brisas, como sistemas de navegação por satélite. Isto significa que não existem quaisquer fios potencialmente dificultadores das ações do condutor, mantendo o ambiente de condução arrumado e sem obstruções. Obviamente, para clientes que tenham escolhido uma Navara com sistema NissanConnect com navegação por satélite integrada, a tomada não é incluída.

Este tipo de pensamento focado em soluções inteligentes faz parte da filosofia “O Cliente em Primeiro Lugar” da Nissan. Em setembro de 1986, quando o primeiro Nissan Bluebird saiu da nova linha de produção em Sunderland, no Reino Unido, incluía dois conta-quilómetros parciais analógicos integrados no painel de instrumentos atrás do volante. Por que motivo? Para que os utilizadores comerciais pudessem separar e registar facilmente a respetiva quilometragem profissional e privada. Uma característica que era única na época, mas faz atualmente parte do equipamento de série dos sistemas de leitura digital de quase todas as marcas de automóveis de maior volume.

Muitas inovações como estas tiveram origem nas mentes de peritos em engenharia no Centro Técnico Europeu da Nissan em Cranfield. David Moss, Vice-presidente, Desenvolvimento e Design de Veículos, comentou: “Quer se trate de conta-quilómetros parciais, de tomadas, de superfícies da bagageira ou do famoso gancho para sacos, os engenheiros da Nissan nunca se esquecem de que, muitas vezes, são estas ideias simples e inteligentes – que facilitam a vida dos condutores – que fazem com que os nossos clientes demonstrem a vontade de se manterem clientes Nissan”.