Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Galp alia-se a fabricantes automóveis para aumentar cobertura da rede de carregamento eléctrico rápido

A Galp aliou-se a diversos construtores europeus para aumentar a cobertura da sua rede de postos de carregamento rápido eléctrico, ao converter os pontos de carregamento eléctrico disponíveis na sua rede em Oeiras, Aveiras e Pombal, que passam a permitir o carregamento em modo rápido de todos os veículos eléctricos comercializados em Portugal.

A conversão destes postos, que permitem carregar um veículo em cerca de 30 minutos (enquanto um carregamento normal demora entre 6 e 8 horas para uma autonomia de 100 km) foi efectuada numa parceria com a BMW, a Renault e a Volkswagen e contou com o suporte tecnológico da Efacec. O aumento significativo de vendas de veículos eléctricos e híbridos Plug-In em 2015, triplicando as do ano anterior, gerou um aumento das taxas de utilização da rede MOBI-E e respectivo volume de carregamentos.

Em 2015 registaram-se na rede Galp cerca de 10% das transacções de carga eléctrica. A totalidade dos carregamentos efectuados permitiu percorrer um total de 116 mil quilómetros. Esta iniciativa conjunta entre a Galp Energia, BMW, Renault e Volkswagen visa criar condições para uma adopção sustentada da mobilidade eléctrica, visando ultrapassar de barreiras como é o caso da autonomia, estando previstas novas iniciativas das empresas envolvidas quer ao nível de lançamentos de novos modelos de veículos, quer no alargamento da infraestrutura da rede eléctrica, o que resultará numa maior poupança e benefícios para os clientes.

A Galp promove assim mais uma iniciativa que vai de encontro à dinamização de formas de mobilidade mais sustentáveis, um esforço que no caso da mobilidade eléctrica remonta a Outubro de 2010, quando inaugurou na área de serviço de Oeiras, sentido Cascais-Lisboa, o primeiro posto de abastecimento de combustíveis da Europa a disponibilizar um ponto de carregamento rápido para veículos eléctricos.