Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Nissan adquire 34% da Mitsubishi Motors por 1,9 mil milhões de euros

A Nissan Motor acaba de anunciar a assinatura de um acordo com a Mitsubishi Motors Corporation para formar uma aliança estratégica de longo alcance entre os dois fabricantes japoneses de automóveis. Esta aliança resulta da aquisição de 34% de participação da Nissan na Mitsubishi Motors por 237 mil milhões de ienes (1,9 mil milhões de euros), que tornará a Nissan no maior accionista a título individual.

Esta nova aliança estratégica irá estender uma parceria já existente entre a Nissan e a Mitsubishi, sob a qual as duas empresas têm colaborado nos últimos cinco anos, que vai desde uma cooperação nas áreas de compras, plataformas de veículos, partilha de tecnologia, utilização conjunta de fábricas e mercados em crescimento.

Carlos Ghosn, CEO e Presidente da Nissan afirmou: “Esta é uma transacção inovadora em que ambas as empresas ganham. Cria uma nova força dinâmica na indústria automóvel que irá cooperar intensivamente e gerar sinergias consideráveis. Iremos ser o maior accionista da Mitsubishi, respeitando a sua marca, a sua história e aumentando as suas perspectivas de crescimento. Iremos apoiar a Mitsubishi a enfrentar os seus desafios e recebê-los como o membro mais recente da nossa família alargada da Aliança”.

Osamu Masuko, CEO e Presidente da Mitsubishi declarou: “Na sua história de parcerias bem-sucedidas, a Nissan Motor desenvolveu um conhecimento profundo de maximização de benefícios através de parcerias de aliança. Este acordo irá criar valor acrescentado para as duas empresas progredirem em direcção ao futuro. Iremos beneficiar de valor a longo prazo ao aprofundar a nossa parceria estratégica, incluindo partilhar recursos no desenvolvimento, assim como compras conjuntas”.

Recordamos que a situação financeira da Mitsubishi Motors estava fragilizada deste o anuncio da envolvência da marca na manipulação dos valores de consumos de 13 modelos, exclusivos para o mercado Japonês, o que levou a que as acções da marca caíssem para metade, tendo as encomendas dos seus modelos caído de forma significativa. No final da transacção, a Mitsubishi irá propor executivos da Nissan para a sua administração na proporção dos direitos de voto da Nissan, incluindo um nomeado da Nissan para seu Presidente do Conselho de Administração.