Foi hoje inaugurado o maior túnel ferroviário do mundo, que faz a travessia dos Alpes, permitindo reduzir em quase uma hora o tempo da ligação entre Zurique e Milão. Com uma distância de 57 quilómetros, as suas galerias, que se estendem ao longo de 150 quilómetros no total (devido aos túneis de evacuação, de ligação a outras vias férreas e autoestradas na superfície), chegam a estar a uma profundidade de 2,3 quilómetros da superfície, tendo a estrutura das galerias principais um diâmetro de 9,5 metros.
No total, o túnel de São Gotardo demorou quase 18 anos a ser construído, tendo sido removidas, durante o período da obra, mais de 28 milhões de toneladas de rocha. Custou um total de 11 mil milhões de euros, mas o impacto na economia justificará em pleno este elevado investimento, especialmente se tivermos em conta que permitirá reduzir em quase uma hora a viagem entre Zurique, a maior cidade Suíça, com Milão, um dos maiores centros de negócios e industriais de Itália.
Este túnel permitirá a passagem de 260 comboios de mercadorias, que terão como principal objectivo o transporte de camiões, diminuindo assim os efeitos poluentes da sua passagem nos Alpes. Estes poderão circular a uma velocidade máxima de 160km/h durante os túneis (o dobro do permitido pelo antigo túnel), podendo os comboios de passageiros percorrer o túnel a uma velocidade máxima de 250km/h.
Face a outras obras pelo mundo fora, este túnel é três quilómetros mais longo que o anterior maior túnel do mundo, o túnel de Seikan, que liga as duas maiores ilhas do Japão, e o túnel do canal da mancha, que tem 50,5 quilómetros. Em Portugal, a única obra equiparável é o recém inaugurado túnel do Marão, que se estende ao longo de 5,7 quilómetros, um décimo do comprimento total do túnel de Gotardo.