Já tinha tido o privilégio de conduzir o Lexus RCF, um belíssimo coupé equipado com um motor capaz de convencer pela impressionante melodia (e desempenho) disponibilizada pelo poderoso 5.0 V8 atmosférico de 467cv, e na altura imaginei como seria este modelo com uma motorização mais “realista”. Esse momento chegou, com a introdução, no mercado europeu, da versão RC200t, bem como do RC300h, modelo este que esperamos testar brevemente.
Relativamente à primeira solução, o RC200t vem equipado com um motor de quatro cilindros de 2.0 litros sobrealimentados, capazes de gerar uma potência total de 245cv, e um binário máximo de 350Nm, disponíveis logo às 1650rpm. Esta motorização permite ao RC200t atingir os 100km/h em 7,5 segundos, e os 230km/h, sendo estes valores interessantes, mas que, curiosamente, não se equiparam aos valores anunciados pelo seu rival mais directo, o BMW 428i, que oferecendo os mesmos valores na potência e binário, garantem 5,8s para atingir os 100km/h e 250km/h de velocidade máxima.
Mas, ignorando a eficácia da combinação, a realidade é que a sensação de velocidade está presente, quando a mesma é exigida, e embora a razão (neste caso assumida pelo cronometro) não esteja do lado do Lexus, a emoção está toda ela pendente para o lado do modelo japonês, por este ser, de momento, o coupé mais elegante e atraente do segmento, especialmente nesta configuração em concreto, por pertencer à gama F-Sport.
Esta, como tem vindo a ser habitual nos restantes modelos da marca, oferece um visual mais desportivo e agressivo, ao ver aplicado um conjunto de elementos como os para-choques desportivos, grelha elipsoidal, jantes de 19 polegadas, amortecedores adaptativos e diferencial Torsen com autoblocante. Estes últimos desempenham um papel fundamental para tentar anular o principal responsável pelas diferenças de desempenho entre este modelo e o já referido BMW 428i, os quase 1800kg de peso total (face aos 1545kg do BMW).
É certo que estes dados poderão ser insignificantes para quem procura um carro verdadeiramente distinto, e não apenas “mais um” a circular na estrada, o grande problema do modelo alemão. Aqui terá a garantia de ter em mãos um automóvel de design único, muito atraente, elegante, com elementos visuais como os faróis rasgados e entradas de ar de grandes dimensões a deixarem qualquer um boquiaberto com o design arrojado. E nem mesmo o interior desilude, não só em termos visuais como em termos de conforto, tal é o excelente ambiente vivido a bordo deste modelo.
Os bancos são excelentes, o espaço disponível surpreendentemente elevado, mesmo para os lugares traseiros (formato 2+2), porém o seu acesso continue a ser algo complicado, mas nada que não seja habitual nos rivais deste segmento, como o Classe C Coupé, Audi A5 ou até mesmo o BMW Série 4. Igualmente impressionante é o isolamento acústico, brilhante, tanto em termos da sonoridade do motor como de ruídos aerodinâmicos, embora no primeiro ponto sejamos brindados com um som virtual proveniente do sistema de áudio a bordo quando aplicado os modos de condução Sport ou Sport+.
Em termos de equipamento, a versão F-Sport vem, como tem vindo a ser habitual, recheada de soluções, tornando-se, numa perspectiva mais detalhada, um negócio mais interessante que os rivais alemães, pois apesar de estes terem um preço base mais acessível, a vasta lista de acessórios e o seu elevado custo acabam por se tornar no calcanhar de Aquiles a quem procura escolher um modelo deste segmento pelo preço. Kudos para a Lexus.
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Ficha Técnica
Motor | Prestações | ||
Tipo | Quatro cilindros em linha | Velocidade Máxima | 230 km/h |
Capacidade | 1998 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 7,5 s |
Potência | 245 cv (2800 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 350 Nm (1650 rpm) | Cidade (anunciado) | 9,5 |
Transmissão | Estrada (anunciado) | 5,8 | |
Tracção | Traseira | Média (anunciada) | 7,2 |
Caixa | Automática de oito velocidades | Emissões Co2 | 166 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Alt. / Larg.) | 4695 / 1395 / 1840 m | Valor base | €59 250 |
Peso | 1755 Kg | Valor viatura testada | €60 332 |
Bagageira | 374 litros | I.U.C. | €230.49 |
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