Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Saiba porque razão o Koenigsegg One:1 sofreu um acidente em Nürburgring

No início da semana, a internet foi surpreendida com um espectacular acidente de um Koenigsegg One:1 no famoso circuito de Nürburgring, durante uma sessão de testes para a obtenção de um recorde de tempo enquanto volta mais rápida, que é actualmente detida pelo Porsche 918 Spyder, com 6 minutos e 57 segundos.

A Koenigsegg acredita que com o seu “Megacarro” One:1 conseguirá bater esse tempo. Recordamos que a determinação Megacarro deve-se ao facto de este modelo ser o primeiro a oferecer um MegaWatt de potência, valor esse que corresponde a 1360cv de potência, que permitem ao One:1 atingir os 400km/h em menos de 20 segundos.

O mais curioso de todo este incidente foi o facto de a Koenigsegg ter revelado, no seu blog (veja aqui) que colocou uma equipa de engenheiros de volta da viatura acidentada para determinar as causas do acidente, tendo chegado a usar uma viatura similar e reproduzindo o acidente nas suas instalações, para comprovar os resultados obtidos.

Aparentemente a causa do acidente deveu-se a uma falha num sensor do sistema de ABS, que bloqueou o eixo dianteiro durante uma travagem brusca na zona de Fuchsröhre, altura em que seguia a 170km/h, tendo acabado por embater contra as protecções da pista na entrada da curva de Adenauer Forst a uma velocidade de 110km/h, o que levou a que a viatura fosse projectada no ar durante 22 metros, aterrando após uma rotação de 180º.

Após o acidente, ocorreu um pequeno incêndio, devido ao contacto dos painéis de fibra de carbono junto ao escape, incêndio esse que foi imediatamente extinto pelo piloto, que recorreu ao extintor de bordo. Foi igualmente verificado que durante o acidente, todos os sistemas de segurança actuaram conforme o previsto, como os airbags, o sistema de corte de combustível e outros, evitando assim danos maiores.

Segundo os responsáveis da marca, apesar do visual desolador, toda a estrutura monocoque em fibra de carbono da viatura está intacta, assim como o motor e o próprio sistema de tejadilho removível, estando prevista a reconstrução da estrutura exterior para que esta viatura possa regressar a Nürburgring para cumprir o seu objectivo, o de se tornar no veículo de produção mais rápido de sempre na pista alemã.

Koenigsegg One1_01

Gustavo Dias