Foi em plena Cidadela de Cascais que a SIVA, importador nacional da Audi em Portugal, revelou as duas novas grandes apostas da marca para o final do presente ano, e ambas relacionadas com as famílias de SUV, o novo Q2 e o imponente Q7 e-tron. Começando pelo primeiro, o Q2 é a personificação da linha de estilo iniciada pelo A1, ao destinar-se a utilizadores de zonas urbanas que pretendam um veículo jovem e provocante, não só para a sua condução diária como para os momentos de lazer, com um pouco de “off-road” à mistura.
Graças à plataforma MQB, o novo Q2 tem 4,19 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,51 m de altura, oferecendo ao mesmo tempo um peso conjunto de apenas 1205 kg, ao mesmo tempo que oferece uma elevada rigidez torsional, e um vasto conjunto de soluções tecnológicas anteriormente disponíveis apenas nos modelos de topo, como o Audi Virtual Cockpit (painel de instrumentos digital), head-up display, sistema MMI com navegação, MMI Touch com touchpad, serviços online através do Audi Connect e ligação com dispositivos móveis através dos interfaces Apple CarPlay e Google Android Auto.
Disponível em três níveis de equipamento (Base, Sport e Design), este modelo contará com quatro motorizações, embora só o 1.6 TDI de 116 cavalos com caixa manual de seis velocidades estará disponível durante o lançamento, com um preço que começa nos 29.990 euros para a versão Base e 32.090 euros para a versão Sport e Design.
Mais tarde serão lançados os 2.0 TDI com 150 e 190 cv, e o novo 1.0 TFSI de três cilindros a gasolina com 116 cavalos de potência em 2017. Todas as motorizações poderão receber em opcional a transmissão S tronic de dupla embraiagem com sete velocidades, sendo esta de série na versão 2.0 TDI de 190 cv, tal como o sistema de tracção integral Quattro, que pode ser opcional na versão 2.0 TDI de 150 cv.
A photo posted by Motor Mais (@motormaispt) on
Já o Q7 e-tron, trata-se da versão Híbrida Plug-In do SUV de topo da Audi, que tem a particularidade de ser o primeiro Híbrido Plug-In equipado com um motor V6 a diesel e com tracção às quatro rodas Quattro. Este modelo, que associa um 3.0 TDI de 258 cv e 600 Nm a um motor eléctrico de 94 kW (128 cv) e 350 Nm, possui uma potência combinada de 373 cv e 700 Nm de binário. Esta solução, que é alimentada por uma bateria de 17,3 kWh, garantindo assim a possibilidade de percorrer até 56 quilómetros em modo totalmente eléctrico.
Em modo híbrido, a Audi anuncia para este Q7 um consumo médio de 1,8 litros por cada 100 km, de acordo com a norma NEDC, o que corresponde a 48 g/km de emissões de CO2. Por sua vez, se pretender tirar total partido do desempenho desta motorização, poderá optar pelo modo Dynamic que permite ao Q7 e-tron de atingir os 100 km/h em apenas 6,2 segundos e uma velocidade máxima de 230 km/h. Este modelo estará disponível com uma lista de equipamento de série superior ao habitual, como o Audi Virtual Cockpit, faróis LED, sistema de navegação MMI com MMI All-In-Touch com Audi Connect, estando disponível a partir de 93.330 euros.