Lançado originalmente em 1999 e já com mais de um milhão de unidades vendidas globalmente, o Lexus IS foi o primeiro modelo Lexus a ser desenvolvido especificamente para o mercado europeu. Em 2013, com a chegada da terceira geração, a Lexus surpreendeu o mercado ao substituir a motorização diesel presente por uma solução híbrida. O inicio de 2017 fica marcado pela actualização a meio do ciclo de vida desta terceira geração, com o intuito de o tornarem visualmente mais atraente, melhorar o desempenho dinâmico e reforçar o requinte existente a bordo.
Em termos visuais, o novo IS recebe uma frente ainda mais marcante, através da aplicação de uma nova grelha trapezoidal, que é a assinatura visual da Lexus e novos conjuntos ópticos, que passam agora a vir equipadas com iluminação LED de série, passando a existir uma versão Tri-LED, disponível nas versões de topo (F Sport+ e Luxury). Os farolins traseiros recebem igualmente um novo desenho, com guias triplas de luz em LED e novos pormenores com acabamento cromado. Estão igualmente presentes novas jantes de 16 a 18 polegadas e duas novas cores, Azul Mica e Preto Grafite.
No interior vivem-se igualmente importantes melhorias, tanto a nível visual como táctil. Para tal foi fundamental a aplicação de técnicas artesanais Takumi, como o pormenor do pesponto à volta do painel de instrumentos, bem como pela inserção de madeira escura gravada a laser, uma técnica feita por artesãos da Yamaha Fine Technologies, estando esta solução disponível apenas nas versões Luxury.
O sistema de infoentretenimento foi melhorado, passando agora a usar um novo ecrã de 10,3 polegadas (anteriormente de 7), que além de reproduzir imagens com maior resolução, permite a divisão do ecrã para visualizar diferentes tipos de informação em simultâneo. Infelizmente o sistema continua a ser manipulado através do conhecido interface Remote Touch (joystick). Juntamente com este sistema, a Lexus melhorou o sistema de som de série, desenvolvido pela Pioneer, que adicionou dois altifalantes novos para um total de 10 altifalantes. Em opcção continua presente o brilhante sistema surround Mark Levinson de 15 altifalantes, sendo este de série na versão Luxury e opcional na F-Sport+.
Em termos dinâmicos, a Lexus optimizou a suspensão ao aplicar materiais mais leves e mais rígidos em elementos chave, bem como na aplicação de casquilhos reforçados, novas taragens nas molas helicoidais, nova barra estabilizadora na suspensão traseira e novos amortecedores, mais rígidos, mas não o suficiente para comprometer o excelente conforto sentido a bordo. A direcção recebeu uma nova afinação, que a permitiu torna-la mais precisa e directa.
Em termos de motorização, a Lexus mantém-se fiel à solução híbrida lançada com esta terceira geração do Lexus IS, o 300h composto por um motor de quatro cilindros em linha com 2,5 litros e ciclo Atkinson, estando acompanhado de um compacto, mas potente, motor eléctrico e a conhecida caixa de variação contínua (E-CVT), que dispõe de um modo de passagens sequenciais, sendo operada por patilhas inseridas no volante.
Esta motorização mantém as características que já conhecemos do Lexus IS 300h “Pré-Restyling”, ou seja, um elevado conforto de condução e rápida disponibilização quando solicitado, mas iremos revelar mais detalhes sobre este assunto durante o ensaio. Disponível para o mercado nacional em 7 versões distintas, o novo Lexus IS 300h já poderá ser encomendado em qualquer concessionário da rede oficial da marca em Portugal. Saiba as diferenças de preço entre as versões na seguinte tabela:
Modelo | Motorização | Potência | Emissões CO2 (g/km) | Preço (desde) |
IS 300h Business | Híbrido | 223 cv | 99 | €43.700 |
IS 300h Executive | Híbrido | 223 cv | 99 | €46.600 |
IS 300h Executive+ | Híbrido | 223 cv | 99 | €49.800 |
IS 300h F-Sport | Híbrido | 223 cv | 99 | €50.500 |
IS 300h F-Sport+ | Híbrido | 223 cv | 99 | €56.700 |
IS 300h F-Sport+ c/ Pack Safety e Mark Levinson | Híbrido | 223 cv | 99 | €59.600 |
IS 300h Luxury | Híbrido | 223 cv | 99 | €57.700 |