Já se encontra disponível no mercado nacional o novo Volkswagen Golf, resultado de uma importante renovação no actual Golf de sétima geração, que segundo o Dr. Ricardo Tomaz, Director de Marketing e Comunicação da Volkswagen em Portugal, é uma espécie de VW Golf 7s, à semelhança do que a Apple costuma aplicar nos seus dispositivos móveis.
Com mais de 40 anos de história e cerca de um milhão de unidades vendidas anualmente, o renovado Golf já se encontra disponível no mercado nacional nas diversas variantes (cinco portas e Variant) e motorizações, estando prevista a chegada posterior das versões equipadas com a nova motorização 1.5 TSI a gasolina, GTI com a motorização mais potente de 245 cavalos, e as motorizações eléctricas, o e-Golf e o Golf GTE.
Visualmente o novo Golf foi ligeiramente renovado, tendo recebido um visual mais dinâmico graças à aplicação de novos pára-choques dianteiro e traseiro, novas ópticas que podem ser de halogéneo com luz de condução diurna em LED ou Full LED nas versões mais equipadas (GTI, GTD, GTE e Highline), substituindo estas as ópticas de Xénon.
Estão igualmente presentes novos guarda-lamas e novos farolins traseiros, totalmente em LED de série para todas as versões. As novas jantes e as novas cores exteriores completam a actualização em termos de visual exterior. No interior o destaque vai para os novos materiais, novas inserções, e pelo reforço tecnológico, com a aplicação do painel digital Active Info Display, uma solução opcional para todas as versões, excepto no GTI Performance, onde está incluído de série.
O sistema de infoentretenimento é outra importante renovação, tendo a Volkswagen ido mais longe e dotado do sistema de topo, o Discovery Pro, do inovador sistema com comando por gestos, uma solução até hoje só usada em modelos premium, como os rivais BMW Série 5 e 7. Este sistema, face ao anterior, passa a dispor de um ecrã maior com 9,2 polegadas (face às anteriores 8 polegadas), sendo instalado de série no GTE.
Para utilizadores menos exigentes, as soluções básicas “Composition Touch” e “Composition Colour” com ecrãs de 5 polegadas, embora mantenham as mesmas designações, foram substituídas pelo novo “Composition Touch” de 6,5 polegadas e resolução superior, de 800×480 pixeis. No nível seguinte, os “Composition Media” e “Discovery Media” (com navegação) foram substituídos por modelos com a mesma designação, mas que vêm os ecrãs crescer das 6,5 para 8 polegadas, bem como a resolução. O “Discovery Media” passa a ser proposto de série a partir da versão Confortline.
Entre as versões anteriores, a Volkswagen decidiu substituir a anterior GPS Edition pela nova versão Confortline, que recebe de série Cruise-Control adaptativo, sistema Discovery Media com ecrã de 8 polegadas e Volkswagen Media Control. Já o Highline recebe, face à anterior edição, espelhos retrovisores exteriores rebatíveis electricamente e sistema App-Connect, um sistema que permite emparelhar o sistema com o seu dispositivo móvel, através dos sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Android Auto.
A grande novidade é a inclusão de uma versão mais desportiva R-Line, colocada entre a versão Confortline e Highline, que acresce ao nível de equipamento Confortline jantes de liga leve de 17 polegadas (modelo “Madrid”), pára-choques com design R-Line, spoiler traseiro (só para as versões de 3 e 5 portas), grelha do radiador com logo R-Line e remoção dos faróis de nevoeiro.
Em termos de motorizações, o Golf conta com as motorizações 1.0 TSI a gasolina com 110 cavalos, 1.4 TGI (gás natural) com 110 cavalos, 1.4 TSI com 150 cavalos para a versão híbrida Plug-In GTE, 2.0 TSI com 245 cavalos para o GTI Performance e 2.0 TSI com 310 cavalos para o Golf R. Em termos de motorizações diesel, estão disponíveis o 1.6 TDI de 90 e 115 cavalos, 2.0 TDI com 150 e 184 cavalos.
Se para o mercado das empresas as versões 1.6 TDI continuarão a ser a grande aposta da marca, para as vendas a clientes particulares, a grande aposta da Volkswagen será a motorização 1.0 TSI de 110 cavalos, sendo proposta uma versão especial Trendline Pack, que oferece equipamento adicional à versão Trendline tradicional, como ar condicionado Climatronic, Faróis de nevoeiro, Rádio Composition Media e App Connect. Esta versão é proposta por 22.900 euros, na versão de cinco portas (já com despesas incluídas).
Modelo | Combustível | Potência | Emissões CO2 (g/km) | Preço 5P / Variant (desde) |
1.0 TSI | Gasolina | 110 cv | 112 | €24.529 / €25.105 |
1.4 TGI | Gás Natural | 110 cv | 127 | €29.534 / €32.217 |
1.6 TDI | Diesel | 90 cv | 106 | €28.111 / €29.045 |
1.6 TDI | Diesel | 115 cv | 106 | €27.824 / €29.774 |
2.0 TDI | Diesel | 150 cv | 109 | €36.205 / €37.738 |
1.4 GTE | Híbrido Plug-In | 205 cv | 40 | €44.690 |
2.0 TDI (GTD) | Diesel | 184 cv | 122 | €45.774 / €47.772 |
2.0 TSI (R) | Gasolina | 310 cv | 180 | €54.399 |