Já passaram 20 anos desde o lançamento do Audi A3, um modelo compacto (inicialmente) que surpreendeu o mercado, tendo já registado mais de 50 mil unidades vendidas no mercado nacional, sem contarmos com as inúmeras importações que devem ter aumentado significativamente esse valor. Actualmente o Audi A3 é uma escolha segura, especialmente nesta geração revista recentemente, que passa a oferecer um visual mais atraente, novas soluções tecnológicas e novas motorizações.
Para comprovarmos estas afirmações, fomos testar uma das versões mais elegantes, o A3 Limousine, na sua versão Sport com pacote de equipamento S-Line, que recebe alguns elementos estilísticos que reforçam o visual desportivo deste modelo, como os para-choques desportivos, jantes de liga leve de 18 polegadas, difusor traseiro com dupla ponteira de escape e suspensão desportiva, que além de contribuir para um visual mais apelativo (permite reduzir a altura ao solo), oferece um melhor comportamento dinâmico em curva.
Destaque ainda para os novos conjuntos ópticos, que passam a ser, de série, em Xénon com luzes diurnas em LED, totalmente em LED (como foi o caso deste modelo) ou em LED Matrix. Atrás as ópticas recebe um novo desenho, só possível graças ao recurso da tecnologia LED. Se por fora as novidades se ficam por aqui, no interior a Audi reserva-nos mais, como a utilização de novas combinações de materiais, e a possibilidade de se optar por equipamentos adicionais, anteriormente disponíveis apenas em modelos de segmentos superiores.
Estou naturalmente a falar em soluções como o painel de instrumentos digital, o Audi Virtual Cockpit, composto por um ecrã digital de 12,3 polegadas (já disponível do A4, TT e Q7), sistema MMI Radio Plus com ecrã de 7 polegadas de série, podendo receber os sistemas MMI Plus com MMI Touch, que em conjunto com o Audi Connect permite aceder aos serviços online da Audi.
O resultado é um interior que, à primeira vista não parece ter mudado muito face ao modelo pré-restyling, porém, é perceptível um ligeiro aumento na qualidade da montagem e dos materiais, algo estranho se tivermos em conta a elevadíssima qualidade a que a Audi nos tem habituado nos últimos modelos (excepto no Q2). Para quem vai ao volante, a Audi permite integrar os mais recentes sistemas de ajuda na condução disponíveis, como o Adaptative Cruise Control com função Stop&Go, que associada à caixa S tronic de dupla embraiagem (como foi o caso), permite manter uma distância de segurança face ao veículo da frente, podendo parar e retomar a marcha, se necessário.
Este sistema pode ainda assumir (temporariamente) a direcção, sempre que circular a uma velocidade lenta (até 65 km/h) no meio do trânsito. Igualmente possível de incluir neste A3 estão sistemas como o Assistente de Emergência, que trava automaticamente sempre que observar um obstáculo e não notar qualquer tipo de acção por parte do condutor, ou o Assistente de saída de estacionamento, que permite detectar a presença de trânsito sempre que activar a marcha-atrás para sair de um estacionamento perpendicular.
Disponível com novas motorizações, no qual se destaca o 1.0 TFSI, o primeiro motor de três cilindros na gama A3, este modelo utilizava a conhecida e eficaz motorização 2.0 TDI de quatro cilindros com 150 cavalos, capaz de garantir um excelente andamento associado a um baixo consumo de combustível. Por estar associado a uma caixa S tronic de dupla embraiagem, conforme já foi referido, poderá tanto desfrutar de uma condução descontraída para o dia-a-dia, ou activar o modo desportivo e explorar todo o potencial desta motorização, bem como do chassis, que se destaca pela impressionante eficácia, graças à suspensão desportiva S Line.
Ficha Técnica
Motor | Prestações | ||
Tipo | Quatro cilindros em linha | Velocidade Máxima | 224 km/h |
Capacidade | 1968 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 8,1 s |
Potência | 150 cv (3500 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 340 Nm (1750 rpm) | Urbano (anunciado) | 5,2 |
Transmissão | Extra-urbano (anunciado) | 4,0 | |
Tracção | Dianteira | Combinado (anunciada) | 4,4 |
Caixa | S tronic de Dupla Embraiagem de seis velocidades | Emissões CO2 | 114 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.) | 4458 / 1796 / 1416 mm | Valor base | €42 085 |
Peso | 1425 kg | Valor viatura testada | €49 205 |
Bagageira | 425 / 880 litros | I.U.C. | €218.92 |
3 comentários
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gostei muito das dicas vou fazer o meu agora
1.0, 150 cavalos = 50.000 ?? Vá roubar pá estrada.
Agora a prestação do carro é maior que a da casa, até nestes modelos medianos? Não estamos a falar de um Jaguar ou um Cayenne.. Que roubalheira!!!