Foi apresentado ontem, internacionalmente, o primeiro SUV compacto da Volkswagen, o novo T-Roc, que já se encontra a ser produzido na fábrica da Autoeuropa, em Palmela. Este modelo, que utiliza a plataforma modular MQB, permite oferecer um desenho compacto exterior aliado a um interior invulgarmente espaçoso, ao garantir um formato de cinco espaçosos lugares com um dos maiores compartimentos de bagageira do segmento.
Com um visual robusto e dinâmico, o destaque deste novo modelo recaí na elevada oferta em termos de personalização e equipamento, sendo possível optar por um dos seis potentes e eficientes motores TDI e TSI com potências que variam entre os 115 e 190 cavalos, possibilidade de integração de sistema de tracção integral 4Motion, transmissão DSG de 7 velocidades e os mais recentes sistemas de assistência à condução, como o Front Assist com City Emergency Braking e Lane Assist, estes dois de série em todas as versões.
Este modelo, que será lançado em praticamente todos os mercados onde a Volkswagen marca presença, ainda não tem data prevista para o início da sua comercialização em Portugal, nem do habitual período das pré-reservas, embora seja previsível que este acabe por chegar ao mercado na mesma altura que o novo Seat Arona, antes do final do ano. Em termos de preços, não existem informações, além de que custará um pouco mais de 20 mil euros, no mercado Alemão.
Fique aqui com o comunicado de imprensa na sua totalidade, bem como o vídeo final da apresentação de ontem:
T-Roc acrescenta impulso à classe dos SUV compactos
Predomínio de um SUV e agilidade de um compacto. A Volkswagen alarga a sua gama de modelos com um crossover recentemente desenvolvido da categoria compacta: o T-Roc. Múltiplas opções de personalização (componentes podem ser selecionados pelo cliente e design bi-color); sistemas avançados de assistência à condução (Front Assist e Lane Assist, de série, Traffic Jam Assist, em opção); soluções digitais inovadoras (nova geração do Active Info Display); idealmente conectado (via Volkswagen Car-Net); motores eficientes (motores sobrealimentados com injeção de direção com potência até 190 cv); ágil e confortável (ao mesmo nível que um Golf, controlo adaptativo DCC opcional) e um design pioneiro e vanguardista. Com esta configuração, o novo crossover da Volkswagen traz um novo ímpeto à classe SUV compacta. Dimensões exteriores concisas, um alto nível de funcionalidade interior (cinco lugares, 445 litros de capacidade de bagagem). Um veículo versátil – disponível com tração dianteira ou tração às quatro rodas (com tração integral incluindo o 4MOTION Active Control para uma experiência única para o condutor) – que combina o domínio de um SUV com a agilidade de um compacto desportivo. Um carro que é tanto um citadino como destinado a longas viagens.
Ofensiva SUV da Volkswagen. “O T-Roc estabelece uma nova referência no crescente segmento SUV”, diz o Dr. Herbert Diess. O Presidente da Volkswagen Veículos de Passageiros continua: “Com a sua funcionalidade, manuseamento dinâmico e tecnologia, o T-Roc incorpora todas as eficientes qualidades da Volkswagen e dará à nossa ofensiva no segmento dos SUV um impulso adicional”. A Volkswagen está a lançar o T-Roc e a ampliar a gama dos seus veículos, incluindo o segmento dos SUV compactos. O lançamento no mercado inicia-se em novembro na Europa e as pré-vendas no início de setembro.
Quatro letras, um manifesto. O nome do T-Roc é facilmente identificado em todo o mundo. O Dr. Frank Welsch, Membro do Conselho de Administração e Responsável pelo Desenvolvimento destaca: “O “T” refere-se aos pioneiros e bem sucedidos modelos (como o Tiguan e o Touareg), cujo ADN de um SUV e pontos fortes foram transferidos para o novo modelo; elevada posição de condução, qualidades robustas da carroçaria, do chassis e do sistema de tração integral são propostos de série nos motores mais potentes. O “Roc” deriva do termo inglês “Rock”, que representa o posicionamento do T -Roc como um cruzamento que combina o domínio de um SUV com a agilidade de um modelo hatchback compacto e o dinamismo da classe compacta. Um novo Volkswagen que leva a marca e os seus proprietários até à próxima década de mobilidade”.
SUV compactos são o próximo grande passo. O T-Roc será lançado em quase todos os principais mercados mundiais. Para os mercados europeus, o novo SUV será produzido na fábrica da Autoeuropa, em Palmela. Jürgen Stackmann, Membro do Conselho de Administração da marca Volkswagen Veículos de Passageiros e responsável pelas Vendas, Marketing e Após-venda, comenta sobre os mercados de vendas do T-Roc: “Atualmente, cerca de 80% dos SUV compactos estão a ser vendidos na Europa e na China. Este tipo de SUV também ganha importância no Brasil, Índia, Rússia e EUA. Prevemos que, nos próximos dez anos, o volume de vendas global anual desses SUV compactos crescerá de cerca dos atuais 6,4 milhões de unidades para cerca de 10,6 milhões de unidades.”
Estes SUVs são tão bem sucedidos, porque oferecem uma funcionalidade abrangente e uma posição de condução mais elevada em conjunto com dimensões exteriores compactas, tendo um visual muito dinâmico. A Volkswagen conseguiu esta síntese no T-Roc com grande sucesso. Atende às necessidades dos condutores que circulam frequentemente em zonas urbanas. Por exemplo, o T-Roc destina-se a clientes que gostam de variadas atividades, bem como famílias que valorizam a sua flexibilidade e casais cujos filhos já estão por conta própria. Esses grupo-alvo querem um SUV compatível com o mundo urbano, que seja divertido de conduzir a cada quilómetro e cujo design possui um estilo otimista. O T-Roc atende a essas necessidades com o seu excelente conforto, posição elevada do banco do condutor, sistemas de segurança inovadores, interior flexível, elevado conforto e um design exclusivo de ADN. O novo T-Roc como SUV compacto torna-se um companheiro contemporâneo no mundo urbano, que também pode conviver de forma fácil com os momentos de lazer de um fim de semana em família.